14/06/2022 | Bem-Estar Social

Caminhada no Calçadão marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), promoveu nesta terça-feira (14) uma caminhada no Calçadão da Rua Batista de Carvalho em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A concentração foi na Praça Machado de Melo, e o encerramento na Praça Rui Barbosa.

A caminhada teve a participação do Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). da Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a participação de crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, trabalhadores do SUAS e demais políticas e sistemas de garantia de direitos.

A Secretaria de Cultura também apoiou a iniciativa, com a apresentação de dança, a presença da biblioteca móvel e a distribuição de cata-ventos, símbolo da campanha. Todos os anos, em 12 de junho, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Nesta data, em 2012, aconteceu a Conferência Anual do Trabalho em que foi apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. A partir de então, a data foi instituída para a realização de campanhas de mobilização e conscientização.

Em Bauru, as ações são realizadas em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil (COMETI), Tribunal Regional do Trabalho - Juizado Especial da Infância e Adolescência de Bauru, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Cultura, Casa do Garoto (Programa Capacita) e OSCs.

O cata-vento de cinco pontas, representando os cinco continentes, é o símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria.

A caminhada foi realizada no Calçadão neta terça-feiraA caminhada foi realizada no Calçadão neta terça-feiraPaulo Eduardo Campos, diretor da Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Tininha, diretora de Lazer da Semel, Vanessa Garcia, diretora de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, e Kelly Corrêa, Conselheira TutelarA caminhada foi realizada no Calçadão neta terça-feira