15/06/2022 | Saúde

Secretária de Saúde participa de anúncio do Estado para mutirão de cirurgias

A secretária de Saúde, Alana Trabulsi Burgo, participou nesta quarta-feira (15) da reunião de apresentação do mutirão de cirurgias na região de Bauru, anunciado pelo governo do Estado. O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn e a diretora regional de Saúde da DRS-6, Fabíola Yamamoto, se reuniram com representantes dos municípios da região e também de hospitais. A previsão é que as cirurgias sejam realizadas a partir de julho, durante cinco meses.

Na região de Bauru, a fila de espera é de 39 mil cirurgias, de 54 procedimentos médicos em sete especialidades. A proposta é acabar com a fila até o final do ano. O secretário de Estado da Saúde destacou que o represamento aumentou com a pandemia, com muitos leitos destinados para o enfrentamento da Covid-19, e que o mutirão vai colaborar para colocar em ordem a espera por procedimentos em São Paulo.

A secretária Alana Trabulsi Burgo lembrou que a iniciativa é necessária, pois este é um dos principais gargalos da saúde pública, com muitos pacientes aguardando há vários meses ou até há anos por uma cirurgia. O Estado vai pagar valor acima da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e está selecionando os hospitais estaduais, filantrópicos e particulares que realizarão as cirurgias.

No final do evento, os representantes dos municípios e gestores dos hospitais e entidades de saúde tiraram dúvidas sobre os procedimentos de contratação das cirurgias e outras informações relacionadas ao mutirão.

O mutirão será realizado durante cinco mesesO mutirão será realizado durante cinco mesesO mutirão será realizado durante cinco mesesO mutirão será realizado durante cinco meses