22/06/2022 | Educação

Emefs recebem exemplares do livro “Grêmios estudantis: de projeto de extensão universitária a defesa da gestão democrática na escola”

Nesta terça-feira, 21, a Secretaria de Educação recebeu 16 exemplares do livro “Grêmios Estudantis: de projeto de extensão universitária a defesa da gestão democrática na escola” para as Escolas Municipais de Educação Fundamental.

O livro relata a experiência do Projeto Grêmios Estudantis nas Emefs de Bauru, desenvolvido desde 2012, por meio de convênio entre Secreta ria de Educação e o Departamento de Psicologia da Unesp de Bauru, sob coordenação da professora doutora Flávia da Silva Ferreira Asbahr e da professora mestre Cássia Aparecida Magna Oliveira, e possui alguns capítulos escritos por servidores municipais envolvidos no Projeto.

O Projeto Grêmios, como também é conhecido, está presente nas dezesseis escolas municipais do Ensino Fundamental de Bauru, com grupos atuantes e democraticamente eleitos em todas as unidades. Anualmente, participam mais de duzentos alunos, cerca de trinta profissionais da educação do município e aproximadamente quarenta estudantes do curso de Psicologia.

“O livro é uma forma de compartilhar algo feito a muitas mãos, algo que acreditamos cada vez mais que é a necessidade e a importância de educar para e na democracia”, declara Flávia Asbahr.

Segundo ela, o acúmulo dos conhecimentos produzidos com o projeto, somado às experiências adquiridas com o passar dos anos, permite retratar o caminho percorrido e planejar o que ainda é preciso percorrer para que se possa garantir o direito dos alunos de organizarem-se enquanto entidade estudantil, atendendo à Lei Federal no 7.398/85 – conhecida como Lei dos Grêmios Livres.
“Esperamos que sua leitura possa trazer contribuições e inspirações para a luta e a consolidação da educação para a democracia e da gestão democrática escolar, temas tão caros no debate educacional atual”, conclui a coordenadora.

O livro também poderá ser baixado gratuitamente como e-book no site da editora Mireveja (www.editoramireveja.com).

Emefs recebem exemplares do livro “Grêmios estudantis: de projeto de extensão universitária a defesa da gestão democrática na escola”Emefs recebem exemplares do livro “Grêmios estudantis: de projeto de extensão universitária a defesa da gestão democrática na escola”