05/08/2022 | Saúde

Alimentação Complementar Saudável é tema do encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno

A capacitação de Multiplicadores em Alimentação Complementar Saudável encerrou as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022 (SMAM) em Bauru que foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Bauru, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (GAAME) e Senac Bauru. A Semana faz parte do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno.

Durante a Semana ao Aleitamento Materno foram realizadas diversas oficinas e capacitações gratuitas com o objetivo de informar a população sobre a importância da amamentação e engajar a comunidade em prol da amamentação, mostrando seu papel na boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades. As doadoras de leite materno foram homenageadas durante as atividades da Semana, como forma de agradecimento pelas doações.

A Semana Mundial da Amamentação vem sendo comemorada desde 1992, de 1 a 7 de agosto, como fruto da “Declaração de Innocenti” feita em 1990, em que mais de 40 países se comprometeram com a promoção e apoio à amamentação. Todos os anos, os organizadores internacionais do evento escolhem um tema.

Com o slogan “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”, neste ano a SMAM procura ressaltar como a amamentação ajuda no combate ao aumento de desigualdade e de insegurança alimentar, problemas que nos últimos anos cresceram com a COVID-19 e com os conflitos geopolíticos.

Como atividade do mês, no dia 17/08, 13h30 às 17h30, no Senac (Rua Engenheiro Saint Martin 10-12 – Centro) será realizado o “VI Encontro da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Bauru”. O encontro é voltado aos profissionais de saúde e tem como objetivo promover a troca de experiências, discussões e reflexões entre os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.

As inscrições deverão ser feitas pelo link https://eventos.sp.senac.br/evento/vi-encontro-da-estrategia-amamenta-e-alimenta-brasil-em-bauru/



AGOSTO DOURADO

A lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, institui o mês de agosto como o mês do Aleitamento Materno e sua representação é o laço amarelo, que simboliza a amamentação e representa o padrão ouro da qualidade do leite materno.
O laço dourado trás, em si, várias representações que estão relacionadas à saúde da mulher e da criança. Cada parte de sua composição tem um significado, sendo um lado representado pela criança e o outro pela mãe, ambos em perfeita harmonia simétrica simbolizando que o sucesso da amamentação depende de ambos. O nó que entrelaça os dois lados, representa a figura paterna, bem como a família e toda a rede social de apoio, reafirmando a importância dessa relação para o sucesso da amamentação.

Alimentação Complementar Saudável é tema do encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno