06/08/2022 | Gabinete

Prefeita Suéllen participa de visita técnica ao Hospital das Clínicas

A prefeita Suéllen Rosim e o vice-prefeito Orlando Costa Dias participaram, neste sábado (6), de uma visita técnica do governador Rodrigo Garcia ao Hospital das Clínicas (HC) de Bauru. A secretária de Saúde, Alana Trabulsi Burgo, e o chefe de Gabinete da prefeitura, Rafael Lima Fernandes, também acompanharam a visita, assim como o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, o diretor geral do HC, Danilo Souza, e ainda vereadores de Bauru, prefeitos da região e autoridades.

A unidade hospitalar está sob o gerenciamento da Faepa, e conta no momento com 30 leitos, sendo 20 leitos de enfermaria e 10 de UTI, todos para casos de Covid-19. No mês que vem, serão abertos mais 20 leitos de enfermaria, para outras especialidades, e até o final deste ano a previsão é que o hospital já tenha 96 leitos, considerando também os leitos do Centrinho. A previsão é de que o HC esteja com sua capacidade totalmente ocupada até o final de 2023, quando terá 234 leitos, sendo 30 leitos de UTI adulta e 10 leitos de UTI pediátrica, e os demais leitos serão de enfermaria.

Para chegar em sua capacidade de funcionamento completa, a Faepa vai contratar 1.200 funcionários, além do aproveitamento dos cerca de 500 funcionários do Centrinho, que seguirá com suas atividades, de acordo com a entidade. O HC terá, entre as especialidades, neurocirurgia, gastrocirurgia, proctologia, cirurgia vascular, ortopedia, cirurgia pediátrica, cardiologia, hemodiálise, clínica médica, e mais as atividades que o Centrinho já realiza. “Desde o começo do nosso mandato, vimos a necessidade de que Bauru tivesse mais um hospital, pois a demanda é grande em várias especialidades e principalmente para as cirurgias. Lutamos para que o Hospital das Clínicas pudesse se tornar uma realidade, pois o prédio já estava pronto, juntamente com outros setores da sociedade que também entendiam a necessidade do hospital funcionar. Vamos acompanhar o processo de implantação, pois a população de Bauru e região merecem”, afirma a prefeita Suéllen Rosim.

De acordo com o Estado, o HC terá um custeio de R$ 200 milhões anuais quando toda a capacidade estiver ocupada. Os serviços já prestados pelo Hospital de Base (HB), Hospital Estadual (HE), Hospital Manoel de Abreu continuarão normalmente, portanto o HC vai complementar a estrutura de saúde já existente. Ainda em sua passagem por Bauru, o governador destacou que um mutirão de cirurgias está em andamento, em diversos hospitais, para desafogar a fila de espera.


SOLICITAÇÕES
A prefeita Suéllen Rosim entregou ao governador Rodrigo Garcia um ofício solicitando ao Estado a implantação de iluminação pública nas marginais da Rodovia Marechal Rondon em Bauru. Parte das obras já está concluída, e o restante deve ser finalizada em até dois anos. Outro pedido é que a avenida Nuno de Assis tenha a duplicação do trecho que vai da Rodovia Marechal Rondon até a rotatória de acesso para o Núcleo Mary Dota, em complementação aos serviços da própria construção das marginais.

Prefeita Suéllen participa de visita técnica ao Hospital das ClínicasPrefeita Suéllen participa de visita técnica ao Hospital das ClínicasPrefeita Suéllen participa de visita técnica ao Hospital das ClínicasPrefeita Suéllen participa de visita técnica ao Hospital das Clínicas