22/08/2022 | Educação, Economia e Finanças, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Planejamento

Prefeitura de Bauru inicia georreferenciamento e avança na digitalização e modernização da máquina pública

A Prefeitura de Bauru iniciou nesta segunda-feira (22) o processo de georreferenciamento do município, realizado pela empresa vencedora do processo de licitação para implantação de serviços de tecnologia da informação e geoprocessamento para atualização da base de dados territorial multifinalitário da prefeitura.

O contrato prevê a execução de foto aérea com resolução de 10 centímetros em áreas urbanizadas e núcleos de interesse; imagem de satélite com resolução de 30 centímetros em áreas rurais; mapeamento móvel terrestre 360º (streetview); mapeamento cartográfico com alvo em árvores, semáforos, iluminação pública, unidades educacionais públicas, unidades de saúde pública e próprios municipais; geocodificação dos servidores da educação e alunos da rede pública municipal e espacialização das rotas do transporte escolar; e detecção das alterações urbanas.

A implantação dos serviços de tecnologia e georreferenciamento é um importante passo para a digitalização e modernização da máquina pública. Isso permite a manutenção das bases de dados atualizadas, o que é muito importante para o município, para entender as necessidades locais e alocar recursos para benfeitorias públicas com mais assertividade, eficiência e precisão.

Com base nesses novos dados a serem coletados e produzidos, juntamente com os dados já existentes, será criado um banco de dados geográfico corporativo do município, onde todos os dados geográficos oficiais estarão compatibilizados e armazenados em um único repositório e plataforma de gestão de dados, possibilitando seu uso compartilhado e integrado entre as secretarias do município.

MODERNIZAÇÃO
A aquisição da Plataforma Geopixel Cidades representa um grande avanço no sentido de permitir conhecer melhor o território do município, e o mais importante, possibilitar a disseminação e democratização da geoinformação. As principais pastas que utilizarão a plataforma são as Secretarias de Finanças, Planejamento (Seplan), Obras, Meio Ambiente (Semma), Educação e Saúde.

Com trabalho realizado de forma totalmente digital, os acessos são realizados por perfis e senhas, permitindo gerenciar o que cada usuário pode acessar ou editar, permitindo segurança e rastreabilidade dos dados. A plataforma permite ainda integração em tempo real com sistemas legados de finanças e demais secretarias, permitindo interligar dados para geração de cenários e tomada de decisão de forma mais rápida e assertiva. Com o novo sistema, a Prefeitura contará com uma ferramenta inovadora no planejamento das políticas públicas de saúde, educação, segurança pública, redes viárias e de infraestrutura urbana.

FISCALIZAÇÃO
A plataforma ainda conta com aplicativo móvel integrado onde as equipes de campo e fiscalização da prefeitura passarão a utilizar para as atividades de campo de forma digital com smartphones e tablets, em substituição a pranchetas com papel e caneca, contribuindo para um processo cada vez mais eficiente e sem papel. Vale lembrar que a plataforma possibilitará acesso público a qualquer cidadão da cidade de Bauru com informações importantes do nosso território, tais como imagem aérea, plano diretor, limite municipal, divisas de bairro, dentre outras informações relevantes.

Será possível ainda que os cidadãos possam emitir certidões de forma online, tais como viabilidade, uso e ocupação do solo, diretrizes ambientais, entre outras. Após implantação da plataforma sigweb será realizado treinamento para os servidores que irão utilizar a nova tecnologia, que contarão também com suporte, help-desk e service-desk oferecidos pela empresa fornecedora.

Com isso a Prefeitura de Bauru avança e estabelece mais um novo marco para sua administração, avançando na construção de um município cada vez mais inteligente, humano e sustentável. O contrato com a empresa Geo Pixel tem duração de dois anos, no valor de R$ 7.499.389,99, e foi assinado após licitação realizada pela prefeitura.

Veículo usado no processo de captação de dados em vias públicas