19/09/2022 | Bem-Estar Social

Abertura da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências será realizada nesta quarta-feira

A abertura da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, marcada para esta segunda-feira (19), foi transferida para a quarta-feira (21), às 18h, no Parque Vitória Régia.

A Semana é organizada pela Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal do Bem Estar Social (Sebes), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude).

São diversas as atividades da semana entre palestra, mesa-redonda e experiência sensoriais.

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e foi escolhido por estar próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, e esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência, sendo também uma forma de promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência moram nos países em desenvolvimento ou emergentes como o Brasil, que possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população, como revela a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PROGRAMAÇÃO

19/09 - 9h - Escola de Educação Infantil Angélica Leite de Freitas - Achilles dos Reis - Roda de conversa para conscientização das crianças e adolescentes, e atividade será a confecção de cartaz sobre o tema

19/09 - 11h - Associação Comunidade Ação em Êxodo – Acaê - Roda de conversa

19/09 – 19h - Live “Luta anticapacitista: Uma luta de todas e todos! - NUCRESS Bauru e Comude - Via Instagran https://www.instagram.com/p/Chmffb_rZHQ/?igshid=MDJmNzVkMjY=

19/9, 20/9 e 22/9 - 8h a 12h - Palestra nas recepções das Unidades de Saúde da Famílias por profissional da saúde, assunto prevenção de deficiências em parceria com a Sorri. • Rua Ernesto Gomes Gomes da Silva , 2-136 Parque Jaraguá • Rua Gaudêncio Piola, quadra 04 - Vila São Paulo • Rua Antonio Jeronimo da Silva, 1-105, Pousada II • Rua Lucia Bone São Pedro , 2-157 - Nova Bauru • Rua Alfredo Malon D’sngrone, quadra 02 - Vila Dutra • Alameda Tróia, quadra 11 - Santa Edwirges


20/09 – 9h - Emef Lídia Alexandrina Nava Cury - Ner - Palestra “A importância das vacinas” - Parceria Comude e Secretaria Municipal de Saúde.

21/09 – 18h – Abertura da Semana no boulevard do Parque Vitória Régia, presença de autoridades, com participação dos Lions Bauru Autismo e Lions Bauru Diabéticos, com apresentação musical com o grupo de balé e uma apresentação musical do Lucas Pires.

21/9 - Palestra com a Advogada da Sorri para profissionais, familiares e usuários sobre Direitos das Pessoas com Deficiência.

21/09 - 9h e 14h - Associação Filhos do Reino em Ação - AFRA - Serão trabalharemos os 5 tipos de deficiência: Intelectual, física, auditiva, visual e na fala. Através de uma roda de conversa buscaremos explicar sobre cada uma delas, salientando que ser diferente é normal, falaremos sobre a importância do respeito e da inclusão na sociedade e o papel de cada um na inclusão. Como atividade prática cada criança sorteará um tipo de deficiência e passará o período que estiver no projeto, desenvolvendo as atividades de acordo com ela.

21/09 - 8h30 e 13h30 Fundação Amigos de João Bidu - Os nossos usuários vão vivenciar as dificuldades do dia a dia que as pessoas com deficiência enfrenta. Portanto, vamos realizar circuito de gincanas, fazendo com os mesmos sintam o grau de dificuldade das pessoas com deficiência.

21/09 - 9h e 14h - Fundato - Cine Cite - O Plano de Luca - Turma da Mônica, um dia delicioso de cinema com as crianças, trabalhando a temática da deficiência física entre as crianças, e desta forma prevenindo o preconceito.

21/09 – 9h e 14h - Fundação Toledo - Aplicação de duas dinâmicas situacionais: 1) Guiando o colega - em nossa quadra, dividir as crianças em duplas, onde uma delas ficará vendada e a outra a guiará. 2 ) Um novo olhar - cada um dos adolescentes deverão sentir na pele a impossibilidade de utilizar um dos sentidos, ou seja, alguns ficaram vendados, outros com a boca fechada, com as mãos grudadas, e ou pés grudados, e assim cada um deverá atuar o mundo com suas limitações.

21/09 - 19h - Programa de Integração e Assistência à Criança e Adolescente - Aelesab
- Roda de conversa

21/09 - Associação Wise Madness - Wise - Turmas manhã e tarde - atividade com a montagem de estações divididas de acordo com as deficiências, sendo elas visual, auditiva e física. Os usuários terão que passar por essas estações e elaborar atividades rotineiras de pessoas com deficiências. Finalizaremos a atividade com uma roda de conversa e exposição de vídeo contendo atletas olímpicos que possuem deficiência. A atividade possui como objetivo mostrar aos usuários na prática como as pessoas com deficiência exercem atividades rotineiras e suas dificuldades, estimulando o respeito e a empatia.

21/09 – 13h - Programa de Integração e Assistência à Criança e Adolescente - Aelesab - Palestra

21, 22 e 23/09 - Serão realizadas várias atividades sendo elas: Cartaz sensorial (Mural);Teatro com fantoches (tipos de deficiência). Dinâmicas inclusivas: Corrida sensitiva,Futebol no escuro, Pique Sensorial (Pega-Pega).

21/09 - 9h - A história de Nick Vujicic - Instituto São Cristóvão - Inscri

21/09 - 14h - Legião Feminina de Bauru - Pensando na mudança em que se inicia no jovem em parceria com Lar Escola Santa Luzia para Cegos, haverá uma atividade interativa em conjunto e para convivência terá apresentações, dinâmicas e roda de conversa, para que os jovens estarem mais conscientes e dando oportunidade para adquirir conhecimentos, habilidades e socialização uns com os outros.

21/09 - 10h30 - Através de panfletagem informativa/banner - desenvolver ações com objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades de inclusão social, além do combate ao preconceito e a discriminação. "Garantir os direitos das pessoas com deficiência é dever de todos nós". - Programa de Integração e Assistência à Criança e Adolescente - Aelesab

21/09 - Palestra com a Advogada da Sorri para profissionais, familiares e usuários sobre Direitos das Pessoas com Deficiência;

22/09 – 9h - Emef Cônego Aníbal - Palestra “A importância das vacinas” – Parceria Comude e Secretaria Municipal de Saúde.

22/09 - 18h - Roda de Conversa - Associação de Proteção à Maternidade e a Criança - Apmc

22/09 - 16h - Palestra - Centro Espírita Amor e Caridade – Ceac

22/09 – 9h - Goalball: Atividade esportiva baseada nas percepções tátil e auditiva.
O Jogo será realizado entre as crianças e adolescentes, com os olhos vendados e bola revestida com sacolinha plástica. - Instituto São Cristóvão - Inscri

22/09 - 14h - Roda de conversa - Associação Bauruense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico - Abrec

23/09 – 9h - Emef Cônego Aníbal Difrância - Palestra “A importância das vacinas” – Par ceria COMUDE e Secretaria Municipal de Saúde.

23/09 – 9h - Roda de conversa sobre a importância e os principais pontos do Estatuto da Pessoa com Deficiência - Instituto São Cristóvão - Inscri

23/09 - 7h30 às 17h30 - Realização do Fórum de Autodefensoria e Autogestão com os usuários/alunos/pacientes com deficiências da Apae Bauru tendo como objetivo conhecermos a percepção das pessoas com deficiência sobre diversos assuntos do cotidiano e seus direitos e deveres. Todos poderão se posicionar politicamente e também sobre suas experiências, impressões e opiniões (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bauru – Apae)

26/09 – 19h – Encerrando a semana Mesa Redonda “Direito à Educação” – Parceria Unisagrado e Comude. Com apresentação artística da Apae e apresentação musical da Amanda Momesso.

27/09 - 9h30 - Dinâmica e conscientização sobre os diferentes tipos de deficiência e seus direitos - Programa de Integração e Assistência à Criança e Adolescente - Aelesab

27/09 – 9h - Abordar o tema da inclusão por meio de um curta metragem (Por que, Heloísa?) que mostra o primeiro dia de aula em uma escola inclusiva, de uma garotinha com paralisia cerebral .- Instituto São Cristóvão - Inscri

Durante toda semana haverá divulgação nas redes sociais sobre o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e assuntos relacionados.

Abertura da Semana Municipal de Prevenção às Deficiências será realizada nesta quarta-feira