19/09/2022 | Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Prefeitura lança projeto CRIA Sem Limites

A Prefeitura de Bauru, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e de Cultura, lançaram na última sexta-feira, 16, o projeto Cria Sem Limites.

O Cria Sem Limites é um projeto de criação coletiva de um Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa, que contou com dois eventos, o Gera Bauru que aconteceu no Recinto Mello de Moraes e teve a participação de mais de 5 mil pessoas e a Feira de Economia Criativa, que ocorreu na Praça Duarte Silva (Praça do Avião).

Participaram dos eventos as secretárias de Cultura, Tatiana Sa e de Desenvolvimento Econômico, Gislaine Magrini, os membros do grupo de trabalho do projeto Cria Sem Limites Josué Kenji, Lucas Melara, Janaína Fainer, Juliana Vitorino e o consultor de economia criativa designado pelo Estado, Daniel Joppert.

O projeto Cria Sem Limites foi contemplado pelo programa CRIA SP do Governo do Estado de São Paulo, programa este que visa mapear os atores e setores criativos dos municípios premiados para ampliar e gerar articulação, projetos e investimentos nos setores criativos e visa colocar a Economia Criativa no centro do desenvolvimento econômico, humano, social e ambiental dos municípios paulistas. Dessa forma, Bauru e mais nove cidades do Estado (Itanhaém, Ribeirão Preto, Cubatão, Presidente Prudente, Sertãozinho, São Caetano do Sul, Santa Fé do Sul, São Luiz do Paraitinga e Santa Bárbara do Oeste) que foram contempladas no Programa Cria SP, são consideradas Cidades Criativas do Estado de São Paulo.

As diversas potencialidades de Bauru foram importantes para a seleção no CRIA SP. No artesanato, os artesãos, empreendedores e eventos como a Feira de Economia Criativa Bauruense e a Feira UBÁ, com empenho de lei municipal. Na gastronomia, a diversidade e importância da culinária artesanal, restaurantes e eventos gastronômicos, além do sanduíche Bauru reconhecido patrimônio imaterial paulista. Na música, a existência de muitas escolas, músicos de renome formados na cidade e a banda e orquestra sinfônica, mantidas pelo município.

Junto à forte presença desses setores, o cinema foi o setor criativo destacado pelo município ao se inscrever no CRIA SP. É um setor de alto desenvolvimento que engloba as empresas de difusão, toda a cadeia audiovisual e as artes performáticas, como as artes do corpo e as artes cênicas. O setor teve Arranjo Produtivo Local (APL) reconhecido pelo governo do estado e o município é 23° do país em número de empresas de audiovisual. Além disso, conta com o polo tecnológico e excelência educacional da Unesp como uma plataforma para potencializar esse setor como referência no desenvolvimento estratégico do município. O objetivo é compor projetos de formação, fomento e centros de produção ligados a todos os setores criativos, tendo na força do cinema um potencializador de toda a produção criativa do município. Além disso, a principal busca é gerar o envolvimento da sociedade civil para que o projeto tenha continuidade e possa adquirir caráter permanente, fortalecendo Bauru como uma referência criativa regional, nacional e internacional.

Rede de Cidade Criativas da UNESCO
Com o projeto Cria Sem Limites, Bauru se candidatará para ser uma cidade criativa na Rede de Cidade Criativas da UNESCO, que foi criada para promover a economia criativa, tornando-a o coração do desenvolvimento das cidades, gerando ações de sustentabilidade em alinhamento com a Agenda 2030 e estimulando intercâmbio e projetos entre os municípios integrantes. Hoje há 246 cidades de todos os continentes na Rede, destacados em sete setores criativos: Arte Popular & Artesanato, Artes Midiáticas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música.

Prefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesGera BauruGera BauruPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem LimitesPrefeitura lança projeto CRIA Sem Limites