26/09/2022 | Bem-Estar Social

Sebes implanta o sistema de agendamento online do Cadastro Único

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), comunica que a partir desta segunda-feira (26) está ampliando o sistema de agendamento do Cadastro Único na Central de Atendimento ao Usuário (CAU) e agora será possível o agendamento online, através de link https://www2.bauru.sp.gov.br/sist_agendacau/, e disponível na página inicial do site da prefeitura.

Os demais formatos de agendamento já existentes permanecem vigentes, sendo via telefone e presencial. O objetivo, segundo a pasta, é eliminar filas e ampliar o atendimento às pessoas. Na plataforma, está disponível a relação com os programas ofertados através do Cadastro Único, bem como a documentação obrigatória necessária para o atendimento na data agendada.

O endereço para agendamento presencial permanece na Central de Atendimento ao Usuário, que fica na Praça das Cerejeiras, 1-28, em frente à prefeitura. Os telefones de contato são o (14) 3223-2849 e (14) 99161-0967 e também funcionarão com o direcionamento via Whatsapp para o agendamento online.

O Cadastro Único para programas sociais do governo federal é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda - preferencialmente com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até 3 salários mínimos, permitindo ao governo conhecer melhor a realidade socioeconômica da população. Ele concentra informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Em Bauru, de acordo com dados estatísticos do mês de julho, existem 40.251 famílias inscritas no Cadastro Único, o que equivale a 90.259 pessoas. Recebendo o benefício Auxílio Brasil, são 12.924 pessoas. É importante ressaltar que nem todas as pessoas inscritas no Cadastro Único têm necessariamente direito aos benefícios de transferência de renda, e que a validação desses critérios é realizada pelo Ministério da Cidadania, sendo obrigação e compromisso dos inscritos de manter o seu cadastro permanentemente atualizado, independentemente de serem ou não beneficiários do Programa Auxílio Brasil ou qualquer outro programa.

A assistência social faz ainda um alerta, para que o agendamento seja realizado por apenas um membro da família, já que uma das exigências é a documentação original de todos que compõem o núcleo familiar. Pede ainda aos usuários agendados que não faltem no dia e horário marcados, e se possível, cheguem com cinco minutos de antecedência, evitando atrasos.

Sebes implanta o sistema de agendamento online do Cadastro Único