17/03/2023 | Educação, Economia e Finanças, Meio Ambiente, Obras, Saúde, Planejamento, Tecnologia da Informação
Sistema de georreferenciamento da Prefeitura de Bauru avança e chega perto da metade do projeto executado
Uma encontro no auditório da Prefeitura de Bauru, nesta quinta-feira (16), reuniu representantes das secretarias municipais para apresentação do relatório de prestação de contas da Geopixel, empresa contratada pelo município e responsável pelo georreferenciamento de Bauru, em fase de implantação. De acordo com Ana Ligia Corrêa da Conceição , coordenadora de Tecnologia da Informação da prefeitura, “o projeto está com 49% de suas funcionalidades em operação e isso já tem nos fornecido uma base de dados confiável para o planejamento da cidade como um todo”, afirma.
A apresentação desta quinta-feira teve o objetivo de mostrar as possibilidades do sistema, que integra os dados de diversas secretarias, e também ouvir sugestões dos participantes para a melhoria da ferramenta. Com os dados atualizados e a centralização das informações, as secretarias municipais já podem contar com as vantagens que o sistema oferece por meio da otimização de recursos, melhoria na qualidade da justiça fiscal e tributária, geração de indicadores o que auxilia na tomada de decisões.
A empresa tem realizado a capacitação dos servidores municipais e a implantação dos serviços de tecnologia e georreferenciamento é um importante passo para a digitalização e modernização da máquina pública. Com a manutenção das bases de dados atualizadas, é possível entender as necessidades locais e alocar recursos para benfeitorias públicas com mais assertividade, eficiência e precisão.
O contrato com a Geopixel prevê a execução de foto aérea com resolução de 10 centímetros em áreas urbanizadas e núcleos de interesse; imagem de satélite com resolução de 30 centímetros em áreas rurais; mapeamento móvel terrestre 360º (streetview); mapeamento cartográfico com alvo em árvores, semáforos, iluminação pública, unidades educacionais públicas, unidades de saúde pública e próprios municipais; geocodificação dos servidores da educação e alunos da rede pública municipal e espacialização das rotas do transporte escolar; e detecção das alterações urbanas
Com base nos dados coletados e produzidos, juntamente com os dados já existentes, foi possível a criação de um banco de dados geográfico corporativo do município, onde todos os dados geográficos oficiais estarão compatibilizados e armazenados em um único
repositório e plataforma de gestão de dados, possibilitando seu uso compartilhado e
integrado entre as secretarias do município para a tomada de decisão de forma mais rápida e assertiva
MODERNIZAÇÃO
A aquisição da Plataforma Geopixel Cidades representa um grande avanço no sentido de permitir conhecer melhor o território do município, e o mais importante, possibilitar a disseminação e democratização da geoinformação. As principais pastas que contarão com os benefícios da plataforma são as Secretarias de Finanças, Planejamento (Seplan), Obras, Meio Ambiente (Semma), Educação e Saúde.
Com trabalho realizado de forma totalmente digital, os acessos são realizados por perfis e senhas, permitindo gerenciar o que cada usuário pode ter acesso ou editar, com total segurança e rastreabilidade dos dados. Com o novo sistema, a prefeitura contará com uma ferramenta inovadora no planejamento das políticas públicas de saúde, educação, segurança pública, redes viárias e de infraestrutura urbana.
FISCALIZAÇÃO
A plataforma ainda conta com aplicativo móvel integrado que as equipes de campo e fiscalização da prefeitura passarão a utilizar para as atividades de campo de forma digital com smartphones e tablets, em substituição a pranchetas com papel e caneca, contribuindo para um processo cada vez mais eficiente e sem papel. Vale lembrar que, posteriormente, a plataforma possibilitará acesso público a qualquer cidadão da cidade de Bauru com informações importantes do nosso território.