30/05/2023 | Saúde
Bauru reduz casos de dengue nas últimas semanas, mas cuidados devem seguir
A Secretaria de Saúde registrou uma considerável redução de novos casos de dengue nas últimas semanas em Bauru. Após um aumento no final de fevereiro e março, o pico de casos ocorreu no final de março e começo de abril. Desde o final de abril, o município está com uma constante diminuição de novos casos, e também com redução da entrada de pessoas com sintomas da doença nas unidades de saúde.
O maior registro de casos confirmados foi nas semanas epidemiológicas 11 a 15, que corresponde ao final de março e início de abril. A partir da semana epidemiológica 16, em meados de abril, a redução começa a ser notada, e a partir da semana epidemiológica 17, no final deste mesmo mês, a queda se acentua. Esta semana, a última de maio, é a semana epidemiológica 21 do ano. O gráfico com os casos positivos autóctones, em cada semana epidemiológica, está no final da matéria.
Apesar da redução de novos casos, a Secretaria de Saúde segue com as ações para o controle da dengue, com orientação aos moradores, eliminação de criadouros e a nebulização em áreas com casos positivos. A Prefeitura de Bauru pede a colaboração da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
Neste ano, foi realizado um mutirão em todas as regiões do município para recolher materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, com o recolhimento de 380 toneladas de materiais. A população deve seguir colaborando, com a eliminação correta de recipientes que possam acumular água. A contribuição de todos é importante para evitar novas epidemias nos próximos anos.
NOVOS CASOS
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, informa a ocorrência de 1.352 novos casos de dengue, no período de 05/02 a 30/05/2023. Assim, Bauru totaliza no ano de 2023, até o momento, 11.029 casos autóctones de dengue, sendo 169 casos que tiveram sinais de alarme, 12 casos importados e seis óbitos pelo agravo. Há 2.205 casos suspeitos em investigação, e a Vigilância Epidemiológica investiga sete óbitos suspeitos.