19/09/2023 | Agricultura e Abastecimento, Educação

Projeto Cemeia nas Escolas desenvolve horta alternativa em Agudos

Nesta segunda-feira (18), técnicos do Projeto Cemeia estiveram na Escola Preve Objetivo, na vizinha cidade de Agudos, desenvolvendo mais uma ação do "Cemeia nas Escolas". Foi realizado, junto aos alunos do 6° ao 9º ano, o primeiro plantio de horta alternativa que teve seus preparativos iniciados na última semana.

A horta alternativa foi implementada utilizando tubos de PVC, que foram preparados durante uma oficina também feita pelo Projeto Cemeia na última sexta-feira (15). No local, foram cultivadas hortaliças como alface crespa, alface roxa e rúcula.

O coordenador do Projeto Cemeia, Guto Camargo, explica que nesta horta alternativa é possível cultivar alimentos saudáveis em pequenos espaços no ambiente escolar ou no quintal de casa. "Trata-se de uma estrutura montada em canos de PVC de 6 polegadas (150 milímetros), que, depois de receber um corte de 10 centímetros na parte superior, para receber a terra, são posicionados na horizontal e ficam suspensos com apoio de mão francesa, usada como suporte. Antes de colocar a terra, faça pequenos furos no cano para que o acúmulo de água não comprometa o cuidado com as verduras e legumes", conclui o Coordenador do Cemeia.

O Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura (Cemeia) é uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação, e funciona no Almoxarifado Central da Prefeitura, na avenida Rodrigues Alves esquina com a avenida Hélio Pólice.

Projeto Cemeia nas Escolas desenvolve horta alternativa em AgudosProjeto Cemeia nas Escolas desenvolve horta alternativa em AgudosProjeto Cemeia nas Escolas desenvolve horta alternativa em AgudosProjeto Cemeia nas Escolas desenvolve horta alternativa em Agudos