19/09/2023 | Agricultura e Abastecimento, Educação
Projeto Cemeia nas Escolas desenvolve horta alternativa em Agudos
Nesta segunda-feira (18), técnicos do Projeto Cemeia estiveram na Escola Preve Objetivo, na vizinha cidade de Agudos, desenvolvendo mais uma ação do "Cemeia nas Escolas". Foi realizado, junto aos alunos do 6° ao 9º ano, o primeiro plantio de horta alternativa que teve seus preparativos iniciados na última semana.
A horta alternativa foi implementada utilizando tubos de PVC, que foram preparados durante uma oficina também feita pelo Projeto Cemeia na última sexta-feira (15). No local, foram cultivadas hortaliças como alface crespa, alface roxa e rúcula.
O coordenador do Projeto Cemeia, Guto Camargo, explica que nesta horta alternativa é possível cultivar alimentos saudáveis em pequenos espaços no ambiente escolar ou no quintal de casa. "Trata-se de uma estrutura montada em canos de PVC de 6 polegadas (150 milímetros), que, depois de receber um corte de 10 centímetros na parte superior, para receber a terra, são posicionados na horizontal e ficam suspensos com apoio de mão francesa, usada como suporte. Antes de colocar a terra, faça pequenos furos no cano para que o acúmulo de água não comprometa o cuidado com as verduras e legumes", conclui o Coordenador do Cemeia.
O Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura (Cemeia) é uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação, e funciona no Almoxarifado Central da Prefeitura, na avenida Rodrigues Alves esquina com a avenida Hélio Pólice.