19/09/2023 | Cultura
Biblioteca Rodrigues de Abreu abre inscrições para a oficina ‘A Voz das Mulheres Negras na Literatura Brasileira’
A Secretaria de Cultura, por meio da Divisão de Bibliotecas, abre inscrições para a oficina ‘A Voz das Mulheres Negras na Literatura Brasileira’. Destinada a maiores de 16 anos, a atividade busca explorar a literatura escrita por mulheres negras, promovendo leituras, análises sociológicas e literárias das obras, além de exercícios de escrita.
A oficina é gratuita e aberta ao público em geral, com um limite de 30 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas online, no período de 20 a 27 de setembro de 2023, no link
https://forms.gle/CFndAJARy3BSRfim8
A oficina ‘A Voz das Mulheres Negras na Literatura Brasileira’ vai ser realizada nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro, das 19h30 às 20h30, na Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, localizada na Avenida Nações, 8-9, no Centro.
O curso, composto por quatro aulas de uma hora cada, proporciona ferramentas aos participantes para que possam registrar suas próprias histórias. Durante as aulas, serão realizadas leituras compartilhadas, debates orientados pela professora, exposição de conteúdo sobre as obras e autoras, análises literárias e sociológicas, bem como exercícios de escrita. É recomendável que os participantes tragam um caderno para anotações.
A iniciativa se justifica pela importância de incorporar as narrativas de grupos socialmente marginalizados nos processos educacionais, combatendo versões únicas da narrativa histórica. Além disso, visa preencher lacunas na história do país ao dar destaque à literatura produzida por mulheres negras, que muitas vezes foi apagada dos registros históricos convencionais. A literatura torna-se assim uma fonte de conhecimento acerca dessas narrativas.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone e Whatsapp (14) 3232-1333.
SERVIÇO
Oficina ‘A Voz das Mulheres Negras na Literatura Brasileira’
Inscrições - de 20 a 27 de setembro de 2023
Seleção - Por ordem de inscrição online no link https://forms.gle/CFndAJARy3BSRfim8
Público-alvo - mulheres e pessoas trans, acima de 16 anos, que se autodeclaram negras ou indígenas. Porém, o curso é aberto para todas as pessoas, com limite máximo de 30 participantes.
Aulas presenciais e gratuitas
