19/09/2023 | Saúde

Secretaria de Saúde promove ações sobre o Dia Mundial do Alzheimer

O Dia Mundial do Alzheimer é nesta quinta-feira (21), e para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce é tema de diversas ações na Secretaria de Saúde desde o mês de agosto. A data é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A temática da doença será discutida em sala de espera nesta semana, nos serviços da pasta, com o objetivo de trazer informações claras e objetivas à população e facilitar um diagnóstico precoce para uma melhor convivência com a doença, quando já estabelecida.

Em agosto, a psiquiatra do Programa Municipal de Atenção ao Idoso (Promai), Rebeca Mendes de Paula Pessoa, ministrou a palestra ‘Doença de Alzheimer: detecção precoce e manejo não farmacológico de alterações neuropsiquiátricas associadas’ aos servidores da Secretaria de Saúde, a fim de preparar os profissionais da rede municipal para a abordagem do tema durante o mês de setembro.

Atualmente o Promai atende cerca de 2.500 pacientes, sendo grande parte deles portadores de Doença de Alzheimer. No Promai, eles são atendidos por equipe multidisciplinar que visa o acompanhamento integral do paciente e apoio ao familiar.

A DOENÇA
A doença de Alzheimer e outras demências podem começar muitos anos antes dos primeiros sintomas. Essa informação evidencia que intervenções de saúde cerebral ao longo da vida podem prevenir a doença.

No Brasil, cerca de 1,2 milhão pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população. O cenário mostra que a doença caracteriza uma crise global de saúde que deve ser enfrentada.

Segundo o relatório mundial de Alzheimer de 2021, o Brasil estará entre os mais afetados pela doença, uma vez que há maior incidência de casos em países populosos, de média e baixa renda. Além do Brasil, países como Índia, China, Nigéria e México devem apresentar os maiores números de casos.

Servidores da Saúde receberam um treinamentoServidores da Saúde receberam um treinamento