19/09/2023 | Saúde

Início da primavera reforça o alerta para a prevenção da dengue

A primavera tem início no sábado (23), o que aumenta a necessidade da população manter as ações de prevenção da dengue, reforçando os cuidados. Todos devem colaborar para a eliminação de recipientes que possam acumular água, pois a estação é marcada por aumento das temperaturas e do volume de chuvas, principais características que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Portanto, é importante tomar as medidas de prevenção agora para evitar uma epidemia no verão, a partir do final do ano.

Para manter o controle da dengue, a Secretaria de Saúde continua com diversas ações, com orientação aos moradores, eliminação de criadouros e a nebulização em áreas com casos positivos. A Prefeitura de Bauru pede a colaboração dos moradores para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.

NOVOS CASOS
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, informa a ocorrência de 35 novos casos de dengue, no período de 06/08/2023 à 19/09/2023. Assim, Bauru totaliza no ano de 2023, até o momento, 14.162 casos autóctones de dengue, 20 importados, sendo 193 casos com sinais de alarme e 13 óbitos pelo agravo. Há ainda 38 casos suspeitos em investigação e a Vigilância Epidemiológica investiga um óbito suspeito.

Nesta terça-feira (19), foi confirmado mais um óbito, que ocorreu em 16/04 e teve sua investigação finalizada nesta semana. Os outros 12 óbitos pela doença já tinham sido divulgados.

Início da primavera reforça o alerta para a prevenção da dengue