11/10/2023 | Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Esportes e Lazer, Saúde
Dia das Crianças será comemorado com espetáculos, brinquedos, apresentações circenses e atrações na Praça Rui Barbosa
A Prefeitura de Bauru realiza nesta quinta-feira, dia 12 de outubro, uma comemoração com muitas atrações para o Dia das Crianças, na Praça Rui Barbosa, a partir das 9h. Espetáculos de teatro, circense e de palhaço estão na programação, com entrada gratuita. Os pequenos vão contar ainda com brinquedos infláveis. As famílias presentes terão opção de alimentação com food trucks, que vão comercializar alimentos durante todo o evento, que será encerrado às 17h. Um feriado com muita diversão e alegria para as crianças de Bauru.
A organização é das Secretarias de Cultura, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e de Esportes e Lazer (Semel). As crianças vão assistir a quatro apresentações durante o dia, e das 10h às 14h, a animação será do Palhaço Faísca, com a distribuição de pipoca, algodão doce e brindes, além de brincadeiras e músicas infantis.
A Secretaria de Saúde participa com o Samu, que levará o Projeto Samuzinho, com Blitz Educativa sobre primeiros socorros. As crianças que participam do Projeto Samuzinho estarão presentes e, junto com os profissionais, vão ensinar a outras crianças sobre o que deve ser feito em diversas situações para salvar vidas.
PROGRAMAÇÃO
9h - Espetáculo de teatro ‘A poção mágica da Cuca’, do Grupo de Teatro Encantos de Alegria
14h - Espetáculo de teatro ‘O Curupira faz Chica Bom!’, do Grupo Teatral Cia. Camarim
15h - Espetáculo circense com a palhaça Ticanica
16h - Espetáculo ‘Qual a sua graça Palhaça’, com Marisa Riso
RESUMO DOS ESPETÁCULOS
A poção mágica de Cuca - A bruxa Cuca resolve fazer uma terrível poção de pesadelos, mas se depara com nossas heroínas Iara e Caipora, será que essas grandes amigas vão ser capazes de sabotar os planos da Cuca?
O Curupira faz Chica Bom! - Peça de teatro de bonecos para crianças. “Por meio do folclore brasileiro nosso teatro pretende despertar na criança a consciência da preservação de nossas florestas”, ressalta Bruno Wan-Dick autor e ator do espetáculo que conta também com o trabalho da atriz Lara Grossi na manipulação dos bonecos. O enredo acontece quando o coronel Totonho, um homem valente e autoritário, contrata madeireiros para cortar inúmeras árvores a fim de construir sua mansão. Porém o Curupira, o defensor da natureza, começa a dar seus gritos assustadores e a fazer justiça. Isso faz com que os madeireiros fiquem com medo e não queiram mais trabalhar. O Coronel Totonho, que não acredita em assombração, decide então caçar o Curupira e provar para seus homens que não há o que temer.
Palhaça Ticanica - Etiene Amaro, conhecida pelo seu nome artístico Tica, é atriz e palhaça. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, idealizadora do Ticanica Produclowns, integrante da Vulto Arte Circo, parte do Núcleo de Pesquisa Continuada de Palhaça e Palhaço – Cabaré Pescoço, aluna de Circo Contemporâneo da Divisão de Ensino as Artes (DEA) da Secretaria de Cultura de Bauru, atriz na Cia Cirkômicos (2018-2021) e atriz e codiretora do grupo teatral Ítalo Banda (2014-2017). Possui uma formação complementar de cursos e oficinas do treinamento do ator, práticas de encenação contemporâneas e atualmente no estudo e prática da palhaçaria, artes circenses e comédia física para as criações de sua palhaça Ticanica, tendo como repertório: Ticanica - A Afrodite Xing Ling, Melancia em treinamento, Le Bistrèu, Ticabum, Ilusionica, Ginasticanica, TICANIC, Ticanica - A mulher forte, Sob influenza e Seh Nill em: Karate Tica. Com o seu trabalho como palhaça já participou de diversos festivais de renome de Bauru, como Festinbau, Cirkorama, Ponto de encontro, Fuzuê, Una circo, dentre outros, além de ser contemplada em editais municipais e estaduais de cultura.
Qual a sua graça Palhaça - A cena de Marisa Riso é uma resposta irreverente e cômica a essa pergunta. Através de uma narrativa repleta de momentos cômicos, passagens poéticas e histórias de vida a plateia é convidada a entrar nesse universo através do nome da palhaça. Identidade construída aos poucos, em pequenos passos, a Florisa, a palhaça, ganha contornos e qualidades, a começar pelo nome. Então, o público é convidado a descobrir esse universo da arte do encontro: a palhaçaria!