16/11/2023 | Saúde

3º Mutirão para Detecção da Retinopatia Diabética será neste sábado

Seguindo as ações da campanha Novembro Diabetes Azul, a Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (18), o 3º Mutirão para Detecção da Retinopatia Diabética.

O ‘Dia D da Retinografia’ acontece, sem necessidade de encaminhamento médico, na Policlínica das 7h às 17h para a realização do exame de retinografia nos pacientes diabéticos acima de 12 anos, incluindo gestantes diabéticas, que realizaram inscrição prévia no site da Prefeitura. No total, 54 vagas foram disponibilizadas e as inscrições já foram encerradas.

Os pacientes diabéticos que não vão fazer o exame neste sábado, e possuem o interesse em realizar o exame, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Todos os enfermeiros da rede municipal de saúde ou os médicos podem solicitar o agendamento do exame de retinografia na Policlínica.

O exame de Retinografia é realizado para mapeamento dos olhos, com periodicidade anual, auxiliando no diagnóstico de problemas oculares como glaucoma, retinopatia diabética, deslocamento de retina entre outros. A retinopatia diabética é uma das complicações mais comuns e está presente tanto no diabetes tipo 1 quanto no tipo 2, sendo a causa mais frequente de cegueira adquirida.

3º Mutirão para Detecção da Retinopatia Diabética será neste sábado