17/11/2023 | Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Papai Noel chega nesta sexta-feira no Calçadão para a abertura do 'Natal EmCantos' em Bauru

A Prefeitura de Bauru realiza a segunda edição do ‘Natal EmCantos’, e a abertura será nesta sexta-feira (17), com a tradicional chegada do Papai Noel na Praça Machado de Melo. Na ocasião, serão acesas as luzes da decoração do Centro. O evento tem a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru.

As atrações nesta sexta-feira começam às 18h, com a apresentação da Banda do Senai, no Museu Ferroviário. Em seguida, às 18h30, acontece a chegada do Papai Noel, que vai subir de trenó pelo Calçadão, em companhia da Banda do Senai, até a Praça Rui Barbosa, onde ficará em sua casinha para atender as crianças. Ainda nesta sexta-feira, às 19h, serão realizadas as apresentações da Companhia Estável de Dança e de Pedro do Cordel.

A Praça Rui Barbosa está sendo decorada pela prefeitura, com casinha do Papai Noel, que ficará aberta de terça-feira a domingo das 18h30 às 23h, e vão acontecer também shows e apresentações culturais.

Outra grande atração será o show com a banda Roupa Nova, no dia 1 de dezembro, às 20h, na Praça Rui Barbosa. Durante a programação do ‘Natal EmCantos’, os artistas regionais terão espaço, após terem sido selecionados pelo edital ‘Cultura em Ação’, recebendo cachê pelas apresentações. No dia 20 de dezembro, o encerramento da programação artística vai ser no Parque Vitória Régia, às 20h, com apresentação da Banda e Orquestra Sinfônica de Bauru. A casinha do Papai Noel vai seguir na Praça Rui Barbosa até o dia 20 de dezembro.

Todas as atrações serão com entrada gratuita, e contarão com a participação do Papai Noel. A organização é das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e de Cultura. Vários pontos do município terão decoração especial de Natal, em parceria com empresas. Além da abertura do ‘Natal EmCantos’, a Praça Rui Barbosa terá a 20ª Festa Literária nesta sexta-feira das 14h às 18h, e neste sábado (18) das 8h às 17h, com atrações circenses, shows musicais, contação de histórias, food trucks e vendas de livros.

Os eventos são importantes para fomentar o comércio de Bauru, que recebe pessoas de toda a região no final de ano, movimentando lojas, restaurantes, estabelecimentos dos setores de alimentação e hotelaria. Com isso, aumenta a geração de emprego e renda no município.

SOBRE O ESPETÁCULO ‘CARMEN’
A Companhia Estável de Dança de Bauru, da Secretaria de Cultura, apresenta 'Carmen', de Arilton Assunção. Este Espetáculo foi criado em maio de 2012 para as comemorações dos 15 anos da Faces Ocultas Companhia de Danças. O coreógrafo que já assinou outras obras para a Companhia Estável, desta vez experimenta uma composição coreográfica em novos corpos, provocando e descobrindo outras sensações. Nesta remontagem para a Companhia Estável de Dança de Bauru, fragmentos da obra original aliados com coreografias inéditas.

O espetáculo é uma releitura de forma livre e contemporânea da ópera 'Carmem', de Georges Bizet. Composta entre 1873 e 1874, é um dos maiores momentos de toda a história da ópera e estreou na Opéra de Paris em 3 de março de 1875.
'Carmen' é a mais espanhola de todas as óperas e, ao mesmo tempo, a mais francesa. É uma obra que evoca vários temas da cultura hispânica e que graças à sua música genial, ultrapassou todas as fronteiras.

A Companhia Estável de Dança de Bauru dirigida por Sivaldo Camargo desde sua fundação, em 2012, apresenta 'Carmen'.

Ficha Técnica
Coreografia: Arilton Assunção
Assistente de Coreografia: Sivaldo Camargo
Músicas: Georges Bizet
Figurinos: Thainara Oliveira e Ana Bia Andrade
Confecção: Thainara Oliveira
Desenho de Luz e operação: André Bazan
Sonoplastia: Flavio Lima
Fotografia: Loriza Lacerda

Elenco
Amanda Lopes
Damaris Brandt
Ester Cano
Eduarda Bodo
Julia Zanini
Livia Simoes
Marcela Victoria
Maria Eduada Loverbek
Vitória Rangel
Vitoria Toledo
Sophia Dias
Participação0 especial
Guilherme Cavernaghi Ventura
Pedro Blanc

Direção geral e Produção
Sivaldo Camargo

PEDRO DO CORDEL
Pedro Popoff, 17 anos, ator, cantor, palestrante, fundador da primeira cordelteca (biblioteca de cordel) em Bauru, estudante cursando Pós-Graduação em Folclore e Artes Populares na Universidade Unijuí (RS), apresentador do programa Tô Aqui, em seu canal no Youtube, Presidente da Comissão da Juventude IOV Brasil (Organização Interacional de Folclore e Artes Populares) e ex-presidente da Comissão Infanto-juvenil IOV Brasil / Unesco, que protege, preserva e promove todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), promovendo a compreensão e apreciação da diversidade cultural e a cultura de paz.

Pedro tem um projeto educativo desde seus 8 anos, o 'Brincando de Cordel'. Sua aula show tem o objetivo de disseminar para outras crianças a importância de se conhecer as nossas culturas e tradições no Brasil, além do incentivo à leitura, protagonismo juvenil e combate à violência contra a mulher, plantando sementes de amor e cultura por onde passa.

Em abril de 2019, Pedro inaugura a 1ª Cordelteca em Bauru, nomeada Gonçalo Ferreira. Atualmente, a Cordelteca possui mais de três mil cordéis, reunidos durante sua jornada.O local recebe visitações de alunos das escolas de Bauru e região e também apreciadores da cultura.

Pedro tem em seu currículo participações em programas de TV, tais como Criança Esperança no reality Click esperança, duas vezes no Encontro com Fátima Bernardes, duas vezes no Hora do Faro da Record, entre outros de rede nacional como Fala Brasil Record News.

Atualmente possui um quadro chamado 'Nas Ondas do Cordel', no Programa Música Preta Brasileira na Rádio Roquette Pinto 94.1 FM, de Sandra de Sá e Simone Malafaia.

Palestrante em congressos como Cariri Cangaço e Sertão Cangaço em diversas ocasiões, simpósios e festivais. Hoje Pedro é convidado para congressos, feiras literárias, palestras e fóruns em universidades de todo País. Pedro também se apresenta em shows com sua banda de forró pé-de-serra.


PROGRAMAÇÃO

17/11 (6ª feira)
18h – Abertura com a Banda do Senai - Museu Ferroviário
18h30 - Chegada do Papai Noel na Praça Machado de Melo
19h – Companhia Estável de Dança - Praça Rui Barbosa
20h – Pedro do Cordel - Praça Rui Barbosa

18/11 (sábado)
20h – Ivo Samba
Praça Rui Barbosa

23/11 (5ª feira)
20h – Patrycia e Manuella
Vila São Paulo/Pousada da Esperança

24/11 (6ª feira)
20h – Berbel e Banda Show
Praça do Caic - Nova Esperança

30/11 (5ª feira)
20h – Aline Bomfim
Jardim Redentor

01/12 (6ª feira)
20h – Roupa Nova
Praça Rui Barbosa

02/12 (sábado)
19h – Circo Sinfônico
Parque Vitória Régia

07/12 (5ª feira)
20h – BanDois
Vila Dutra

08/12 (6ª feira)
19h – Nostalge
20h – Vesuvio
Praça dos Expedicionários – Jardim Bela Vista

10/12 (domingo)
20h – RockVolver
Praça do Avião

14/12 (5ª feira)
20h – Cliches Inéditos
Praça da Hípica

15/12 (6ª feira)
20h – Corset
Avenida Jorge Zaiden

16/12 (sábado)
19h – Ricca Luz
20h – Saulo Alves
December Fest – Mary Dota

19/12 (3ª feira)
20h – Banda Baile
Praça Rui Barbosa

20/12 (4ª feira)
20h – Banda e Orquestra Sinfônica de Bauru
Parque Vitória Régia

Papai Noel chega nesta sexta-feira no Calçadão para a abertura do 'Natal EmCantos' em Bauru