20/11/2023 | Assistência Social
Evento na Praça África encerra as atividades da Semana da Consciência Negra em Bauru
As atividades alusivas à Semana de Consciência Negra foram encerradas em Bauru, nesta segunda-feira (20}, com uma homenagem a Zumbi dos Palmares, na Praça África. O ponto alto do evento, foi lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral.
Na oportunidade foram realizadas apresentações do Ballet Bela Vista, Maculelê, com tambores, cantigas e pontos africanos. Ao final, tivemos o plantio da muda de Akoko (folha do reconhecimento), ritual com tecidos brancos em busca de paz, igualdade e respeito, culminando na roda de capoeira com os Mestres Jesus e Cojak. Participaram da cerimônia o secretário da Cultura, Paulo Eduardo Campos, a presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bauru, professora Sebastiana de Fátima Gomes e diversos conselheiros do CMCNB.
A programação da emana da Consciência Negra foi iniciada na segunda-feira passada (13), com a entrega do Prêmio Luisa Mahin, na OAB/Bauru, seguiu na terça-feira (14), com a premiação do Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal e na quarta-feira (15), foram realizados o Sarau Afro e Manifestações Culturais, e abertura da mostra de quadros ‘Negras apagadas’, do artista José de Bara Figueiredo. Todos os eventos ocorreram nas dependências do Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, na Secretaria da Cultura.
O Dia 20 de novembro, feriado estadual, que fecha a agenda da Semana da Consciência Negra é dedicado a Zumbi dos Palmeiras, lembrando os 328 anos da morte do Herói Nacional. Esta data reacende reflexões importantes sobre a cultura, a luta e o desafios dos negros e o racismo estrutural ainda tão presente na sociedade brasileira.