25/11/2023 | Administrações Regionais, Agricultura e Abastecimento, Bem-Estar Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Educação, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, DAE, EMDURB

Prefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábado

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (25) o ‘Dia D de combate à dengue’, com diversas atividades no Calçadão e na Praça Rui Barbosa, no Centro. A proposta da iniciativa foi mostrar os riscos da doença e a importância da prevenção, especialmente neste período de primavera e verão, quando as temperaturas e o volume de chuvas aumentam, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com maior número de casos.

Eliminar qualquer recipiente com água parada, verificar sempre as calhas e ralos, e manter quintais, terrenos e calçadas limpos. Estas são as principais medidas de prevenção, para evitar a proliferação do mosquito. Com poucos minutos, as pessoas podem fazer uma verificação nos principais pontos da casa, e assim contribuir para evitar novas epidemias, que além de sobrecarregar o sistema de saúde, infelizmente já levou muitas pessoas a óbito nos últimos anos, inclusive em Bauru.

O ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábado começou com uma caminhada, com saída da Praça Machado de Melo, percorrendo o Calçadão até a Praça Rui Barbosa. Com faixas, os servidores da Secretaria de Saúde, de outras pastas e parceiros mostraram os riscos da doença e alertaram a população. Na Praça Rui Barbosa, aconteceram ainda varias presentações culturais e do Palhaço Faísca.

Foram oferecidos serviços para a população, como a doação de mudas de árvores, distribuição de sementes de hortaliças e orientações sobre o plantio, atualização de dados do Cadastro Único, Biblioteca Móvel, exposições do Museu Ferroviário e Museu Histórico, brinquedos infláveis para as crianças, entre outros.

Durante este ano, a Secretaria de Saúde levou as informações sobre a prevenção da dengue para todas as escolas municipais de educação infantil, e também em escolas municipais de ensino fundamental, escolas estaduais e particulares, e ainda em empresas, entidades sociais e eventos. Mais de 60 mil pessoas receberam informações entre janeiro e novembro com essas ações da pasta. Além disso, é realizado um trabalho permanente de orientação nas casas, com os agentes de combate às endemias, que percorrem todo o município para orientar os moradores e eliminar focos do mosquito nos imóveis.

As atividades deste sábado foram organizadas pela Secretaria de Saúde, com o apoio das Secretarias da Educação, Bem Estar Social (Sebes), Cultura, Meio Ambiente (Semma), Administrações Regionais (Sear), Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Agricultura e Abastecimento (Sagra), Esportes e Lazer (Semel), Departamento de Água e Esgoto (DAE), Emdurb, e a parceria da Secretaria de Estado da Educação, Senac, Desbravadores e Wise Madness

Prefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábadoPrefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábadoPrefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábadoPrefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábadoPrefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábadoPrefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábadoPrefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábadoPrefeitura de Bauru orienta a população no ‘Dia D de combate à dengue’ neste sábado