30/11/2023 | Meio Ambiente

Encerramento da 15ª edição do Projeto ‘Um Canto no Botânico’ acontece neste domingo

Neste domingo (03/12), às 10h, o Jardim Botânico de Bauru recebe a Orquestra Sinfônica Municipal para uma apresentação na Praça dos Bambus, com o show ‘Bach & Pixinguinha’, marcando o encerramento da 15ª edição do projeto ‘Um Canto no Botânico: um encontro da música com a natureza’.

Na apresentação, a Orquestra contará com 20 de seus integrantes e tocará músicas do notável compositor alemão Johann Sebastian Bach, o qual também foi cravista, mestre de capela, regente, organista, professor, violinista e violista. Entre suas peças mais conhecidas e importantes estão os ‘Concertos de Brandenburgo’, ‘Jesus Alegria dos Homens’ e o ‘Cravo Bem-Temperado’.

O grupo fará também um tributo ao grande artista brasileiro Pixinguinha, em homenagem aos 50 anos de sua morte, onde serão apresentados grandes sucessos do músico. Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um compositor, instrumentista, regente, arranjador e um dos pilares da música popular brasileira. O músico é o autor de clássicos como ‘Carinhoso’, ‘Sofres porque Queres’, ‘Rosa’ e ‘Um a zero’. Em caso de chuva, o show no Centro de Visitação.

A 15ª Temporada do Projeto ‘Um Canto no Botânico: um encontro da música com a natureza’ é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), por meio do Jardim Botânico, e tem o apoio das Empresas Amigas da Natureza.

O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.

SOBRE A ORQUESTRA
A Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru foi criada no ano de 2004 e mantém aproximadamente 70 jovens em sua formação. São estudantes, desde o ensino fundamental ao superior, divididos em quatro naipes: cordas, percussão, metais e madeira.

Os integrantes da Orquestra recebem uma bolsa para estudo musical e são coordenados pelos monitores, líderes de naipe e pelo regente Paulo Marcos Gomes Pereira. O trabalho com os jovens vai além do ensino musical, despertando e estimulando a integração do grupo, autoafirmação, cooperação, disciplina e respeito.

Ao longo dos anos, a Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru selecionou um repertório bastante eclético, que contempla músicas eruditas, populares e até trilhas de filmes. A Orquestra oferece ao público a beleza, a técnica e a emoção dessa manifestação artística que é a música.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru é regida pelo maestro Paulo Marcos Gomes Pereira, desde a sua criação. Paulo estudou trompete e regência no Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’ de Tatuí/SP. É professor de música na Secretaria de Cultura e arranjador de peças para Bandas, Orquestras e grupos de Câmara. Também participa de grupos musicais como trompetista.
SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Bauru apresenta ‘Bach & Pixinguinha’

Data – 03/12 (domingo), às 10h
Local – Praça dos Bambus do Jardim Botânico Municipal de Bauru
Entrada gratuita

Encerramento da 15ª edição do Projeto ‘Um Canto no Botânico’ acontece neste domingoEncerramento da 15ª edição do Projeto ‘Um Canto no Botânico’ acontece neste domingoEncerramento da 15ª edição do Projeto ‘Um Canto no Botânico’ acontece neste domingo