09/02/2024 | Cultura

Carnaval terá dois dias de desfiles em Bauru

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado (10) e na segunda-feira (12) o desfile dos blocos e escolas de samba no Carnaval 2024, que será na avenida Jorge Zaiden. Ao todo, estão inscritos seis escolas de samba e cinco blocos. Entre as escolas de samba, vão participar a Mocidade Unida da Vila Falcão, Acadêmicos da Cartola, Tradição da Zona Leste, Estação Primeiro de Agosto, Coroa Imperial da Grande Cidade e Pé de Varsa. Entre os blocos, vão participar o Império da Lagoa do Sapo, Ritmeira, Unidos do Jardim Petrópolis, Pérola Negra e Dragões Unidos da Vila.

A realização dos desfiles é da Prefeitura de Bauru, com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, que cedeu as arquibancadas, em convênio com o município, com capacidade para cerca de oito mil pessoas. A entrada para assistir aos desfiles é gratuita. A seguir, a ordem dos desfiles.

Dia 10/02 (sábado)

19h – Entrada da Realeza do Carnaval
19h10 – Bloco Império da Lagoa do Sapo
20h – Bloco Carnavalesco Pérola Negra
20h50 – Entrada da Realeza do Carnaval
21h – Escola de Samba Pé de Varsa
22h – Escola de Samba Estação Primeiro de Agosto
23h – Escola de Samba Mocidade Unida da Vila Falcão

Dia 12/02 (2ª feira)

19h – Entrada da Realeza do Carnaval
19h10 – Bloco Ritmeira
20h – Bloco Unidos do Jardim Petrópolis
20h50 – Bloco Recreativo Dragões Unidos da Vila
21h40 – Entrada da Realeza do Carnaval
21h50 – Escola de Samba Coroa Imperial da Grande Cidade
22h50 – Escola de Samba Tradição da Zona Leste
23h50 – Escola de Samba Acadêmicos da Cartola

APURAÇÃO
A apuração dos resultados está marcada para quarta-feira (14), às 15h, no Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’, na Secretaria de Cultura, que fica na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro.

A Comissão Julgadora que vai avaliar os desfiles das escolas de samba será composta por 18 julgadores, com dois jurados para cada um dos nove quesitos a serem avaliados.

- Bateria
- Samba-enredo
- Harmonia
- Evolução
- Enredo
- Alegorias e Adereços
- Fantasias
- Comissão de Frente
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira

A Comissão Julgadora que vai avaliar os desfiles dos blocos será composta por dez julgadores, com dois jurados para cada um dos cinco quesitos a serem avaliados.

- Bateria
- Samba-enredo
- Evolução e Empolgação
- Enredo
- Fantasias, Alegorias e Adereços

PREPARAÇÃO
Nesta semana, acontecem os últimos ajustes para a realização do Carnaval. A Secretaria das Administrações Regionais (Sear) já tinha realizado a capinação no canteiro central e áreas do entorno da avenida Jorge Zaiden, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) fez a poda de árvores, e a Secretaria de Obras fez as manutenções necessárias e trocas de lâmpadas queimadas. A Emdurb reforçou a sinalização de solo e as interdições de trânsito para a montagem das arquibancadas. As arquibancadas vão permitir melhor acomodação do público durante os desfiles nos dois dias de evento.

O público vai contar ainda com uma área de venda de alimentos e bebidas, em um terreno atrás das arquibancadas. No espaço, vão ser montados os trailers e barracas dos ambulantes que fizeram o cadastro e foram sorteados pela Secretaria de Planejamento (Seplan). Nesta semana, também foram finalizadas as contratações das empresas que vão dar suporte na estrutura do Carnaval.

INTERDIÇÕES
Por conta dos desfiles algumas interdições serão necessárias a partir desta sexta-feira, e que vão permanecer em todo o feriado de Carnaval.

Sexta-feira, desde às 8h, para montagem das estruturas
-Interdição no cruzamento da avenida Jorge Zaiden com a avenida Nações Unidas, em ambos os sentidos. A rotatória com a avenida Orlando Ranieri e com a Vitor Curvello de Ávila Santos estará liberada.

Sábado, a partir das 8h
-Cruzamento da avenida Jorge Zaiden com a rua Otacílio Garms
-Interdição na rua Vítor Curvello de Ávila Santos, em frente ao portão 9 do Condomínio Flamboyants (acesso liberado somente para os moradores do Condomínio Flamboyants)
-Cruzamento da rua Sebastião Pregnolato com a rua Vítor Curvello de Ávila Santos
-Cruzamento da rua Sebastião Pregnolato com a avenida Orlando Ranieri
-Cruzamento da avenida Orlando Ranieri com a rua Sebastião Pregnolato (acesso liberado somente para os moradores do Residencial Nova Nação América e motoristas de aplicativo)
-Interdição no quarteirão 08 da rua João Casarin, sentido avenida Jorge Zaiden
-Cruzamento da rua Maria Casadei Giamolini com a rua Jobe Nicolino
-Cruzamento da rua Maria Casadei Giamolini com avenida Jorge Zaiden

As interdições permanecerão até o término da desmontagem das estruturas e da arquibancada.

TRANSPORTE COLETIVO
Para o sábado e a segunda-feira, além das linhas que atendem a região da avenida Jorge Zaiden, será disponibilizada uma linha especial para suprir a demanda de usuários, a partir das 19h, com o seguinte itinerário.

-Sentido Centro para a avenida Jorge Zaiden
Ponto inicial na Praça Machado de Mello - Av. Rodrigues Alves – Av. Nações Unidas – R. Chistiano Pagani – R. Sebastião Pregnolato Padre – ponto final na Av. Orlando Ranieri

-Sentido avenida Jorge Zaiden para o Centro
Ponto inicial na Av. Orlando Ranieri – R. Dr. Gonzaga Machado - R. Chistiano Pagani – R. João Casarin – R. Padre Francisco Van Der Maas - Av. Nações Unidas – R. Coronel José Figueiredo - Av. Rodrigues Alves – Praça Machado de Mello.

Após a meia-noite, o retorno dos usuários do Centro para os bairros deverá ocorrer através da linha noturna, com saída da Praça Machado de Mello. As paradas deverão ocorrer nos pontos que atendem as linhas que vão para o Campus da Unesp, a partir da Praça Machado de Mello - ponto inicial. Ônibus extras serão disponibilizados de acordo com a demanda de usuários.

Carnaval terá dois dias de desfiles em Bauru