21/02/2024 | Meio Ambiente

Zoológico de Bauru recebe dois primatas

O Zoológico de Bauru recebeu novos moradores nesta semana. São dois primatas, que passam agora por um período de adaptação para viver no Zoo, contribuindo para a conservação e reprodução das espécies.

Os primatas são um Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) e um Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), machos, nascidos e criados no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro. Os animais foram transportados pelo programa de avião solidário da Latam do Rio de Janeiro até o Aeroporto de Guarulhos. Esse é um programa de transporte aéreo em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O transporte solidário possibilitou que a viagem durasse a metade do período previsto.

Após desembarcarem no Aeroporto de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, os animais foram trazidos por via terrestre até Bauru. O objetivo do Zoológico em receber os primatas é para a reprodução, pois são animais de espécies ameaçadas de extinção. Os animais foram alocados no setor extra do Parque Zoológico Municipal de Bauru, onde iniciaram período de quarentena, para adaptação e exames de rotina, e após este período, vão para o recinto no setor de visitação, onde passarão por adaptação junto a fêmeas de sua espécie.

Sauim-de-coleiraSauim-de-coleiraSauim-de-coleiraSagui-da-serra-escuroSagui-da-serra-escuroTransporte dos animais por aviãoTransporte dos animais por avião