21/02/2024 | Gabinete

Prefeita Suéllen Rosim participa do lançamento do Programa ‘Alfabetiza Juntos SP’

A prefeita Suéllen Rosim participou nesta terça-feira (20) do lançamento do Programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, que aconteceu na capital paulista, com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de Educação, Renato Feder. A meta do ‘Alfabetiza Juntos SP’ é ter 90% de crianças leitoras até 2026. O Governo do Estado vai enviar material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação. Em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas na rede estadual e em 600 municípios participantes eram considerados leitores iniciantes ou fluentes.

Para que o ‘Alfabetiza Juntos SP’ se transforme em uma política pública de Estado, o governador assinou um decreto de criação do programa. Atualmente, 1,4 mil escolas estaduais oferecem os anos iniciais do ensino fundamental e também vão integrar o programa com vistas à alfabetização plena.

O ‘Alfabetiza Juntos SP’ é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Governo de São Paulo, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.

O governador Tarcísio de Freitas falou sobre a iniciativa. “Temos que trabalhar a base, e o Estado tem uma responsabilidade importante. Nós vamos trabalhar juntos com os municípios, a responsabilidade é nossa também. Precisamos estimular e incentivar, e o programa Alfabetiza Juntos SP está calcado nisso”, comentou.

A adesão dos municípios ao Programa deve ser feita por meio de cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). No regime de colaboração entre Estado e prefeituras, a Secretaria da Educação ficará responsável por fornecer os seguintes pontos.

– Formação continuada para professores alfabetizadores, gestores escolares e equipes regionais, concomitante ao início das parcerias firmadas nesta terça. A capacitação será feita em encontros online e presenciais, com formação desenvolvida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape)

– Avaliação e monitoramento dos níveis de proficiência em leitura e das estratégias definidas pelos municípios, incluindo participação na próxima edição da Avaliação de Fluência Leitora

– Material didático impresso e complementos em versão digital para todos os alunos e professores dos 1º e 2º anos

– Disponibilização da plataforma de leitura Elefante Letrado para as escolas

– Criação de incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização, monitoradas por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para 2º e 5º anos do ensino fundamental. A expectativa do Estado é investir R$ 200 milhões nesta ação

PRÊMIO
No evento, Bauru também recebeu o prêmio ‘Município Destaque na Alfabetização’, que foi entregue aos 60 municípios que tiveram mais avanços na alfabetização no último ano, entre os 645 municípios paulistas.

Desde que o atual governo municipal começou, foram inauguradas creches e novas instalações de escolas de ensino fundamental, além de reformas e investimentos em melhorias. Foram contratados ainda mais professores e servidores para as escolas municipais.

O Programa 'Alfabetiza Juntos SP' foi lançado pelo governador Tarcísio de Freitas na capital paulista