23/02/2024 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Obras

Prefeitura de Bauru inicia as obras de revitalização do Calçadão

A Prefeitura de Bauru iniciou nesta semana as obras de revitalização do Calçadão da Rua Batista de Carvalho. Os serviços começaram pelo quarteirão 1, com a retirada de floreiras e postes. As próximas etapas vão ocorrer a partir da semana que vem. O investimento é de R$ 5.077.044,54, com recursos próprios do município.

Os serviços são executados pela empresa AC Melko Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) também realiza a troca da tubulação de água. A reforma do Calçadão vai ser feita completamente em um quarteirão para apenas depois avançar para o seguinte, com o objetivo de afetar o mínimo possível o comércio.

O município tem mantido diálogo com os comerciantes e entidades ligadas ao segmento, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), inclusive para reduzir o impacto das obras para as lojas e frequentadores do Centro.

Estão previstas a recuperação completa do piso, implantação de paisagismo com a substituição dos bancos de concreto, da jardinagem e de lixeiras em aço galvanizado, recuperação das instalações elétricas, cobertura em policarbonato alveolar nos arcos, construção de rampas de acesso e instalação de piso tátil, entre outros.

Uma das novidades será a implantação de áreas verdes, que substituirão os arcos sem cobertura, amenizando os efeitos do calor e criando sombra natural. Cada quarteirão contará com um espaço para a área verde. Já os dois arcos cobertos de cada quarteirão, símbolos do Calçadão, serão revitalizados. A proposta também destaca a acessibilidade e a manutenção das características originais da principal rua do comércio do município e de toda a região.

Obras no Calçadão tiveram início nesta semanaObras no Calçadão tiveram início nesta semanaObras no Calçadão tiveram início nesta semanaObras no Calçadão tiveram início nesta semanaObras no Calçadão tiveram início nesta semana