04/03/2024 | Saúde

Secretaria de Saúde promove integração com residentes da Uninove

A Secretaria de Saúde realiza, durante a semana, integração com três residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Uninove.

Nos três dias de integração, equipes de diversos departamentos da pasta realizam a apresentação da rotina administrativa de toda a rede, bem como os serviços oferecidos a população e o sistema informatizado de atendimentos e prontuários, como também sobre encaminhamentos da Central de Regulação em Oferta de Vagas e seu funcionamento.

Os profissionais realizarão os estágios, com duração de dois anos no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Policlínica, na Divisão de Vigilância Epidemiológica, nos Centros de Atenção Psicossocial Girassol, Álcool e Drogas Infanto Juvenil III (CAPS AD III) e Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Geisel, Ipiranga e Bela Vista, e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Vila São Paulo e Vila Dutra. Também acompanharão os atendimentos domiciliares através do Programa Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) Bela Vista e Nova Esperança.

Os Programas de Residência Médica tem duração de um a cinco anos de acordo com a área escolhida. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação na forma de especialização destinada a médicos recém-formados. A residência é caracterizada pelo treinamento em serviço com atividades práticas supervisionadas em hospitais, clínicas ou unidades da rede pública, e com a orientação de médicos especialistas experientes. A carga horária é dividida entre atividades teóricas e práticas, sendo o foco na atividade profissional prática.

Os residentes conheceram diversos serviços da pasta