08/03/2024 | Administrações Regionais, Meio Ambiente, Saúde

Mutirão da limpeza recolhe dez toneladas de materiais no Distrito de Tibiriçá

A Prefeitura de Bauru, por meio das Secretarias de Saúde, das Administrações Regionais (Sear) e do Meio Ambiente (Semma), recolheu mais de dez mil quilos de materiais no Distrito de Tibiriçá, durante o mutirão de limpeza para prevenção da dengue realizado nesta sexta-feira (8).

A ação contou com dois caminhões e oito reeducandos, que percorreram o Distrito de Tibiriçá recolhendo materiais que servem de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. O mutirão também teve a participação de 20 agentes de combate às endemias que orientaram os moradores sobre os riscos e prevenção da doença, além de promoverem fiscalizações nas residências e terrenos. Embora não tenha registros de casos da doença neste ano, o Distrito de Tibiriçá foi escolhido devido ao alto índice de captura de mosquitos Aedes Aegypti pelas armadilhas de monitoramento.

As secretarias já promoveram outros dois mutirões desde o início do ano. O mutirão realizado no dia 17 de fevereiro, na região do Núcleo Gasparini, recolheu 40.910 quilos de materiais, e o realizado no dia 2 de março, no Núcleo Edson Francisco da Silva, recolheu 30.050 quilos das residências.

O mutirão reforça as ações da Secretaria de Saúde em parceria com outras pastas no combate e prevenção da dengue. A ação também objetiva conscientizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo, principalmente dos materiais que acumulem água, uma vez que a cidade registra o aumento de casos de dengue, além de promover melhorias na qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Mutirão recolheu mais de dez toneladas de materiais no Distrito de TibiriçáMutirão recolheu mais de dez toneladas de materiais no Distrito de Tibiriçá