28/03/2024 | Meio Ambiente

Prefeitura de Bauru e CPFL renovam parceria para a remoção de árvores que oferecem risco e plantio de novas mudas

A Prefeitura de Bauru e a CPFL Paulista renovaram nesta semana a parceria no Programa‘Arborização + Segura’, iniciado no ano passado, e que visa promover um ambiente urbano mais seguro e harmonioso. A assinatura da renovação do termo de cooperação técnica prevê a transferência para plantio de 3.000 mudas de árvores adequadas ao contexto urbano, em substituição gradativa de espécies comprometidas, já identificadas pela prefeitura e indicações da CPFL para análise da Secretaria do Meio Ambiente (Semma).

O gerente de meio ambiente da CPFL Paulista, Robson Hitoshi Tanaka, fala sobre a proposta. “As mudas do projeto foram escolhidas a partir de espécies de menor porte, por exemplo, araçás, pitangueiras e quaresmeiras. Em áreas afastadas da rede de distribuição de energia, também são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies maiores, garantindo um plantio seguro à comunidade e maior confiabilidade ao sistema elétrico”, cita.

Além da harmonização urbana, o Programa ‘Arborização + Segura’ proporciona outros benefícios ao município e a população, como o sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual. E alerta também para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica, por conta própria.

A prefeita Suéllen Rosim e a secretária do Meio Ambiente, Gislaine Magrini, participaram da assinatura pelo município, e a CPFL Paulista foi representada pelo gerente de Relacionamento com o Poder Público, Carlos Eduardo Camargo, e pelo coordenador de Meio Ambiente, Marco Antonio Rodrigues. Para a prefeita, a renovação garante mais segurança para a população. “Com a parceria, a prefeitura e a CPFL atuam de forma conjunta, permitindo a remoção de árvores que oferecem risco, e o plantio de mudas em áreas adequadas. Bauru aderiu no ano passado, e já verificamos bons resultados, o que deve ser ampliado com a renovação”, lembra.

A parceria foi renovada entre o município e a concessionáriaA parceria foi renovada entre o município e a concessionáriaA parceria foi renovada entre o município e a concessionária