04/04/2024 | Meio Ambiente, Gabinete

Zoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugio

O Parque Zoológico de Bauru, que completa 44 anos de fundação no mês de agosto, foi presenteado com o nascimento de um filhote de bugio (Alouatta caraya). O nascimento ocorreu exatamente um mês atrás (04/03), mas só agora foi apresentado, porque o filhote estava em observação.

O pequeno bugio é observado de perto pelos funcionários do Zoológico, mas é a sua mãe que oferece todos os cuidados, sem a necessidade de nenhuma intervenção humana. É junto dela e de seu grupo que o filhote crescerá saudável e aprenderá comportamentos importantes para que, no futuro, possa se reproduzir e contribuir com a conservação de sua espécie.

Recentemente um jovem macho foi incluído no grupo de bugios do Zoológico Bauru, com o objetivo de se reproduzir com a fêmea mais velha, uma mãe experiente e sem vínculos de parentesco. Esse tipo de cuidado com a genética dos animais é especialmente importante para o nascimento de filhotes fortes e saudáveis.

A diretora do Zoo, Samantha Pereira Lima, explica que "ainda não dá pra saber o sexo do mais novo morador do Zoo, pois na espécie, as fêmeas adultas e filhotes de ambos os sexos possuem coloração bege, enquanto os machos, ao atingirem a maturidade sexual, adquirem a coloração preta", afirma.

O bugio está entre os maiores primatas do Brasil e vem enfrentando o declínio de suas populações na natureza, devido principalmente à perda e fragmentação de seu habitat, vulnerabilidade a epidemias e pela caça. "A equipe do Zoo está muito feliz com este nascimento, fruto de muito trabalho e dedicação", concluiu a diretora.

Zoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugioZoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugioZoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugioZoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugioZoológico de Bauru comemora nascimento de filhote de bugio