09/04/2024 | Cultura

Araci realiza a 5ª edição da Semana Indígena em Bauru

A Associação Renascer em Apoio à Cultura Indígena (Araci), com apoio da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, inicia nesta quinta-feira (11) a 5ª edição da Semana Indígena em Bauru. As atividades fazem parte de um projeto de Lei Municipal e passaram a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade em 2016.

Fundada pelo artista indígena Irineu Nje’a Terena, desde 2003 a Araci desenvolve trabalhos relacionados à questão indígena dentro de um objetivo de difusão e fortalecimento da cultura indígena da região na cidade de Bauru.

Com apoio da Secretaria de Cultura de Bauru, Cacique Chicão da Aldeia Kopenoti, Escola Estadual Aldeia Kopenoti, Associação dos Artesãos da Aldeia Kopenoti e Prefeitura de Avaí, a Semana Indígena 5ª Edição conta atividades relacionadas à temática indígena para alunos, professores e público em geral, na Praça Rui Barbosa, Centro de Bauru, junto com feira de arte e artesanato indígena, apresentação cultural da dança do Kipaé e Suputerenoé e microfone aberto em apoio à cultura indígena.

O evento proporciona maior conhecimento sobre a cultura existente na Terra Indígena Araribá, lutando contra preconceitos e trazendo conhecimento sobre os povos originários da região aos participantes.

A 5ª edição da Semana indígena busca a retomada e continuidade do trabalho sério e transparente em grande proporção, realizado pela Araci Cultura Indígena na cidade de Bauru. O projeto é também uma iniciativa em valorização aos artistas e artesãos da Terra Indígena Araribá, município de Avaí, região de Bauru.

O projeto ‘Semana Indígena 5ª edição’ será realizado de forma presencial com dois dias de duração, 11 e 12 de abril (quinta e sexta-feira), das 10h às 17h, na Praça Rui Barbosa.

PROGRAMAÇÃO

Semana Indígena 5ª edição – 11/04 (5ª feira) e 12/04 (6ª feira)

Praça Rui Barbosa

Das 10h às 17h - Feira de artesanato indígena com venda de biojoias, arcos e flechas, colares, objetos em cerâmica
Apresentação cultural Grupo Kohó da Aldeia Kopenoti: Dança do Kipaé, Suputerenoé;
Microfone aberto em apoio à questão indígena

Realização - Associação Renascer em Apoio à Cultura Indígena – Araci
Coordenação - Irineu Nje'a Terena
Produção - Mariza Basso
Patrocínio - Programa Municipal de Estímulo à Cultura (PEC) de Bauru
Apoio - Prefeitura de Avaí, Escola Estadual Aldeia Kopenoti Cacique Chicão da Aldeia Kopenoti - Presidente do Instituto Em Defesa do Meio Ambiente (IDMAI), Associação dos Artesãos da Aldeia Kopenoti
Informações - (14) 99701-4165, com Irineu Nje’a Terena

Araci realiza a 5ª edição da Semana Indígena em BauruAraci realiza a 5ª edição da Semana Indígena em BauruAraci realiza a 5ª edição da Semana Indígena em BauruAraci realiza a 5ª edição da Semana Indígena em BauruAraci realiza a 5ª edição da Semana Indígena em Bauru