15/04/2024 | Saúde
Bauru é pioneira na habilitação junto ao Ministério da Saúde para ressarcimento do uso de trombolítico no atendimento do Samu
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, recebeu na última semana a habilitação pelo Ministério da Saúde para o ressarcimento do uso do trombolítico Tenecteplase nos pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio ou da Síndrome Coronariana Aguda, atendidos pelas unidades móveis de suportes avançados do Samu. Bauru é o primeiro município a receber o credenciamento para o ressarcimento integral pelo governo federal das aquisições do medicamento.
A pasta municipal cadastrou junto ao Ministério da Saúde a primeira solicitação de habilitação para o fornecimento do medicamento em agosto de 2022, em acordo com a Portaria 3.438 de 2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as estratégias no âmbito da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio e sobre os atributos de procedimento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Prótese e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS).
O medicamento Tenecteplase é indicado para o tratamento trombolítico pré-hospitalar do infarto agudo do miocárdio ou da Síndrome Coronariana Aguda, devendo ser ministrado o mais rápido possível após o início dos sintomas. Se administrado em tempo hábil pelo profissional médico, o aumento da sobrevida dos pacientes é comprovadamente maior do que em pacientes que receberam o trombolítico em ambiente intra-hospitalar. O medicamento também é utilizado em ambiente hospitalar quando necessário.
A habilitação do financiamento do medicamento vai beneficiar os nove municípios regulados pela Regional Samu Bauru, que são Agudos, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Pederneiras, Pirajuí e Piratininga, com cobertura estimada de 596.592 pessoas. Todos os profissionais do Samu estão capacitados para a identificação dos sintomas do infarto agudo do miocárdio e da Síndrome Coronariana Aguda, bem como para a administração do trombolítico.