22/05/2024 | Cultura

Secretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do Cigano

A Secretaria de Cultura, por meio da Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, promoveu no sábado (18), a primeira Festa do Povo Cigano. O evento ocorreu no Centro Cultural 'Carlos Fernandes de Paiva'. O objetivo foi difundir a história, tradições e luta do Povo Cigano, buscando desmistificar o preconceito associado a eles.

Participaram do evento grupos ciganos de diferentes etnias, ancestralidades e espiritualidades, bem como os 'Gadjes', termo utilizado para referir-se aos não ciganos que contribuem de maneira respeitosa para divulgar a história cigana por meio de música, dança e poesia.

A programação incluiu uma exposição literária, exibição de fotografias e pinturas, além da apresentação de documentários que abordaram aspectos históricos do Povo Cigano. Na área externa do Centro Cultural, foram montadas barracas de alimentação, indumentárias, oraculistas e artesãos para a apreciação do público.

No aspecto artístico, o evento contou com a participação do músico Chico Ribeiro, do aluno da Secretaria de Cultura, baixista Godzilla Bass, alunas do curso de Dança Cigana da Divisão de Ensino às Artes (DEA), Escola de Dança Espaço Arte, Bailarina Esmeralda Lis, Grupo Jade Suhaila, Grupo Manfarita Matahari, poetisa Lara Stocco e o poeta Diego João Pedro Ruiz.

Secretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do CiganoSecretaria de Cultura promove celebração do Dia Nacional do Cigano