27/05/2024 | Saúde

Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizaram a 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Bauru

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram neste sábado (25) a 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PMGTES) para apresentação e discussão das 188 propostas selecionadas durante a pré-plenária, etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde, com o tema ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer’.

Cerca de 113 pessoas, entre elas usuários do sistema de saúde, gestores e profissionais da saúde, bem como prestadores de serviço na área, participaram do evento, discutindo e votando as 188 propostas apresentadas por diversos segmentos da sociedade durante a pré-plenária, que aconteceu no período de 26 de abril a 3 de maio, em todas as unidades da rede municipal de saúde.

O evento contou com a palestra ‘Histórico das Conferências de Saúde no Contexto da área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: suas características e desafios’, ministrada pela psicóloga e especialista em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde pela Fiocruz e em Gestão da Saúde pela Unesp, a servidora aposentada Beatriz Rabello Gobbo.

A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil para o foco na educação permanente das equipes de saúde e o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde. A Conferência abrange as etapas municipais e estaduais que incluem as plenárias para apresentação e discussão de propostas e sugestões para a construção de Políticas Públicas para a Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A etapa nacional será de 10 a 13 de dezembro.

Plenária foi realizada com a presença de servidores, usuários e gestores da saúdePlenária foi realizada com a presença de servidores, usuários e gestores da saúdePlenária foi realizada com a presença de servidores, usuários e gestores da saúdePlenária foi realizada com a presença de servidores, usuários e gestores da saúdePlenária foi realizada com a presença de servidores, usuários e gestores da saúde