28/11/2024 | Agricultura e Abastecimento, Educação
Projeto Cemeia celebra cinco anos promovendo educação ambiental e sustentabilidade em Bauru
O Projeto Cemeia, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Agricultura e Abastecimento (Sagra) e da Educação, completa cinco anos de atuação em Bauru. Com foco na educação ambiental, o projeto busca conscientizar a população sobre a origem e o cultivo dos alimentos, além de incentivar práticas sustentáveis no meio urbano.
Voltado principalmente para visitas monitoradas com crianças em idade escolar, o Cemeia também é aberto ao público geral. Suas atividades incluem rodas de conversa, oficinas e experiências práticas que aproximam a comunidade da agricultura. O espaço conta atualmente com um sistema agroflorestal em formação, com plantações de frutas, hortaliças e espécies curiosas, como a araruta, o quiabo de metro e a moringa, conhecida por seu alto valor nutritivo.
Em cinco anos, o projeto atendeu mais de 4 mil pessoas em 62 visitas monitoradas, oito Feirões de Doação e Troca de Sementes e quatro oficinas, além de visitantes espontâneos. Foram distribuídos mais de 3.500 sachês de sementes e 1.500 mudas, além de arrecadados e redistribuídos mais de 400 litros de insumos. O Cemeia também coletou diversas plantas, criando novas matrizes para ampliar sua diversidade.