26/02/2025 | Assistência Social
Sistema do Cadastro Único ficará indisponível entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Assistência Social, informa que o sistema do Cadastro Único ficará indisponível entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março. A paralisação ocorre em todo o País, devido à implantação de uma nova plataforma desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), do governo federal, que tem como objetivo modernizar a gestão das políticas públicas sociais.
Durante este período, programas federais como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão realizar apenas atividades pontuais, buscando minimizar os impactos sobre os beneficiários. No âmbito municipal, a Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Central de Atendimento ao Usuário (CAU) do Cadastro Único, as nove unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), atuará para reduzir os efeitos da transição.
A prefeitura também firmou uma parceria com a Emdurb para evitar prejuízos aos usuários do Passe Idoso Municipal. Além disso, mutirões de atendimento foram promovidos neste mês nas unidades do CRAS e da CAU, antecipando a atualização cadastral de pessoas que possam ser impactadas pela indisponibilidade do sistema.
Apesar da paralisação, os CRAS e a CAU continuarão funcionando para fornecer informações, consultas e agendamentos. No entanto, não será possível realizar atualizações cadastrais ou incluir novos usuários diretamente no sistema durante o período. Para casos urgentes, registros serão feitos manualmente e inseridos no sistema posteriormente. A Secretaria de Assistência Social pede compreensão à população e reforça o compromisso de garantir a continuidade dos serviços.
