17/04/2026 | DAE

DAE recebe draga para desassoreamento da represa do Rio Batalha

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) recebeu, nesta sexta-feira (17), a draga de sucção e recalque na estação de captação do Rio Batalha. O equipamento marca a principal fase do desassoreamento da represa de captação, com previsão de início dos trabalhos na próxima semana. A ação integra o Programa ‘Água de Todos’, estruturado pela Prefeitura de Bauru e pela autarquia para ampliar a segurança hídrica do município.

A máquina possui 20 toneladas e capacidade para sugar até 240 mil litros por hora de material acumulado por anos no fundo do manancial. O projeto abrange uma área de intervenção de aproximadamente 104 mil metros quadrados, com a meta de extrair 90 mil metros cúbicos de areia, aprofundando a represa e ampliando sua capacidade de reservação.

No local, o novo maquinário junta-se à escavadeira anfíbia, entregue na última semana, que auxilia na montagem das tubulações e no preparo da área para a operação da draga de sucção.

OUTRAS AÇÕES
O Programa ‘Água de Todos’ conta ainda com a criação do Complexo de Poços de Val de Palmas. O primeiro poço já está em perfuração, outro foi licitado pelo DAE, e a prefeitura está realizando as licitações de mais dois poços. A prefeitura também abriu a licitação para a construção de um dos reservatórios do Complexo de Val de Palmas.

Estão previstos ainda 14 quilômetros de adutoras, sendo que a principal adutora, de 5,5 quilômetros, já está em obras. O investimento nos novos poços, reservatórios e adutoras reduzirá a dependência do Rio Batalha, diminuindo dos atuais 27% para cerca de 12,5% da população sendo abastecida pelo Rio Batalha.

DAE recebeu equipamentos para desassoreamento do Rio BatalhaDAE recebeu equipamentos para desassoreamento do Rio BatalhaDAE recebeu equipamentos para desassoreamento do Rio BatalhaDAE recebeu equipamentos para desassoreamento do Rio BatalhaDAE recebeu equipamentos para desassoreamento do Rio Batalha