22/04/2026 | Infraestrutura

Consórcio Saneamento Bauru realiza primeira visita à ETE Vargem Limpa

O Consórcio Saneamento Bauru, responsável pela conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, realizou nesta quarta-feira (22) a primeira visita técnica ao local, com a presença de diretores e engenheiros. O grupo foi o vencedor da licitação e assinou o contrato de concessão com o município na última semana.

A previsão é que as obras sejam retomadas no segundo semestre deste ano, com conclusão estimada até 2028. Durante a visita, os técnicos conheceram a estrutura atual e informaram que já iniciaram a elaboração dos projetos necessários para a retomada. Entre as próximas etapas estão a solicitação da licença ambiental, a adequação da estrutura de apoio do canteiro de obras para os trabalhadores e a análise dos serviços já executados e dos que ainda estão pendentes.

O consórcio será responsável pela operação e manutenção da ETE e de todo o sistema de esgotamento sanitário do município. Também estão previstas a modernização das ETEs Candeia e do distrito de Tibiriçá. A concessionária ficará encarregada da gestão do sistema por 30 anos. Além disso, o consórcio terá como obrigação a execução das obras de drenagem da Avenida Nações Unidas. O investimento total, considerando as obras de saneamento e drenagem, é estimado em cerca de R$ 1 bilhão.

O presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), João Carlos Viegas, participou da visita técnica. Pelo Consórcio Saneamento Bauru, estiveram presentes o diretor-presidente Nei Moreira, diretores e engenheiros. A concessão integra o programa “Bauru Sustentável”, que reúne uma série de iniciativas voltadas à ampliação da qualidade de vida e da sustentabilidade ambiental no município.

Consórcio Saneamento Bauru visitou a ETE Vargem LimpaConsórcio Saneamento Bauru visitou a ETE Vargem Limpa