06/05/2026 | Assistência Social, Educação, Governo
Prefeitura de Bauru, Governo do Estado e Sorri Bauru realizam a primeira visita ao prédio do Centro TEA
A Prefeitura de Bauru, o Governo do Estado de São Paulo e a Sorri Bauru realizaram nesta quarta-feira (6) a primeira visita ao prédio do Centro de Apoio para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o Centro TEA. A Sorri Bauru foi a vencedora do chamamento público realizado pelo Estado e ficará responsável pela implantação e manutenção dos serviços por dois anos. Bauru terá o primeiro Centro TEA do interior, e o segundo do estado – o primeiro está na capital paulista.
Para viabilizar a implantação do Centro TEA, o município cedeu o prédio, e o Estado vai custear a contratação da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela oferta do serviço. O Centro TEA será instalado no imóvel onde funcionava o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no quarteirão 7 da rua Severino Lins, na Vila Aviação.
O IFSP foi nesta semana para o novo campus, na avenida Nações Unidas Norte. O prédio na Vila Aviação foi escolhido pela localização, perto de rodovias, uma vez que o atendimento será para 32 municípios da região de Bauru. Ao todo, são estimados 24 mil atendimentos para 4 mil pacientes, por ano, com acompanhamento também para as famílias. Além do transtorno do autismo, o Centro TEA vai atender pessoas com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual.
O anúncio da implantação do Centro TEA foi feito em março deste ano. Um convênio foi assinado entre a Prefeitura de Bauru e o Governo do Estado. Com a definição de que a Sorri Bauru será a OSC responsável, a adequação do imóvel já teve início. A previsão é que o Centro TEA esteja pronto para funcionar nas próximas semanas. O espaço abrigará ainda o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência em Bauru.
Estiveram na visita o secretário adjunto de Governo, Elton Gobbi, e o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Fábio Manfrinato. Pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participaram o assessor especial do Gabinete, Cássio Rodrigo, e o coordenador de Comunicação, Paulo Guilherme de Moraes. Pela Sorri Bauru, acompanharam a visita o diretor-executivo Luís Fernando Bento, a diretora administrativa Melissa Alonso e a assessora técnica de habilitação Lilian de Souza Dornelas.
