27/08/2026 | Cultura
Secretaria de Cultura realiza encerramento da exposição do artista visual Gastão Debreix na Galeria Angelina W. Messenberg nesta sexta-feira
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o encerramento da exposição ‘Acasos’, do artista visual Gastão Debreix, na Galeria Angelina W. Messenberg. A exposição foi aberta no dia 7 de agosto, e o encerramento será com um evento nesta sexta-feira (28), às 19h30, com entrada gratuita para a população.
A mostra reúne aproximadamente 20 obras em serigrafia, resultado de uma pesquisa que explora a relação entre matéria, gesto, tempo e imprevisibilidade, elementos que atravessam a trajetória do artista há mais de três décadas. Reconhecido pela produção que transita entre a poesia visual e as artes gráficas, Gastão Debreix apresentou, em ‘Acasos’, obras que evidenciam a potência da serigrafia como linguagem artística contemporânea. As composições revelam processos em que o controle técnico dialoga com o inesperado, permitindo que texturas, sobreposições e marcas do próprio fazer artístico conduzam cada trabalho a resultados únicos.
Natural de Guaiçara e radicado em Bauru, Debreix dedica-se à poesia, às artes visuais, ao design e ao ensino das artes. Ao longo de mais de 35 anos de carreira, participou de importantes exposições em instituições como Sesc Pompeia, Sesc Vila Mariana, Faap, IA-Unesp, Caixa Cultural, além de galerias e espaços culturais em São Paulo, Rio de Janeiro e Austin, nos Estados Unidos. Também é autor das publicações ‘Razão e Sensibilidade’ (2011) e ‘Dez Trinchas’ (2021), mantendo ainda intensa atuação na poesia visual e na arte postal. Desde 2010, atua como instrutor artístico na Coordenadoria de Políticas Públicas de Ensino às Artes – antiga Divisão de Ensino às Artes (DEA) da Secretaria de Cultura.
A exposição convida o público a uma experiência de contemplação e descoberta, em que cada obra sugere diferentes leituras e evidencia o acaso como elemento criador. Entre rigor técnico e liberdade poética, o artista reafirma sua pesquisa sobre os limites da imagem impressa e amplia as possibilidades expressivas da serigrafia.
SERVIÇO
Encerramento da exposição ‘Acasos’, de Gastão Debreix
Data – 28/08 (6ª feira), às 19h30
Local - Galeria Angelina W. Messenberg – Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro
Entrada gratuita
