Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Prefeita Suéllen Rosim visita Curitiba para conhecer alternativa de abastecimento de água em períodos de estiagem prolongada
Conferência Municipal do Meio Ambiente de Bauru prorroga inscrições até sábado
Conferência Municipal do Meio Ambiente de Bauru está com inscrições abertas até quarta-feira
Conferência Municipal do Meio Ambiente de Bauru será nos dias 24 e 25 de janeiro
Campanha orienta e conscientiza para o uso de fogos de artifício sem estampido no final de ano
Todas as Notícias »
Secretário: Nilson Ghirardello
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1999), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP de São Carlos (1992), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (1983). Professor Assistente Doutor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC- Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru. Foi diretor e vice-diretor da FAAC e Presidente do Grupo Administrativo do Campus (GAC) de Bauru. Em 2020, lançou o e-book, pela Editora ANAP, denominado ‘Bauru em Temas Urbanos’, onde aborda a formação da cidade até os dias atuais e alguns de seus problemas. Membro dos seguintes Conselhos, alguns, por mais de uma gestão: Condephaat, foi presidente do Codepac, CREA-SP, CAU-SP, Conselho Universitário da Unesp, Fundunesp e Editora da Unesp. Condecorado com a Medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro. Em Bauru, foi secretário de Planejamento e da Educação
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA, foi criada em 24 de julho de 1989, a partir da lei 3089/89, com a atribuição de cuidar da Política Ambiental do Município.
Lei aprovava a divisão da estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Bauru em diferentes secretarias e áreas, todas diretamente subordinadas ao Prefeito Municipal.
SEMMA foi composta nos seguintes órgãos: assessoria de programação, divisão administrativa, departamento de serviços urbanos e o departamento do meio ambiente.
No ano de 1993, por meio da Lei 3601, foi realizada uma reestruturação nas Secretarias, e em seu artigo 18 reestrutura a SEMMA, passando os Departamentos a serem chamados de Departamento de Ações e Recursos Ambientais – DARA e Departamento ZOO-Botânico – DZB. Esta Legislação é valida até nos dias atuais.
No ano de 2023, por meio da Lei 7676, foi realizada uma reestruturação nas Secretarias, e em seu artigo 8º reestrutura a SEMMA, passando os Departamentos a serem chamados de Departamento de Ações e Recursos Ambientais – DARA, Departamento de Biodiversidade – DB e Departamento de Bem-Estar Social, Defesa e Proteção Animal - DEPA.
Nossa missão Assegurar a realização de políticas públicas ambientais e sustentabilidade, defendendo o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, promovendo a preservação, conservação, recuperação dos ecossistemas e qualidade de vida para todas as gerações. Além de promover o desenvolvimento sustentável com responsabilidade socioambiental, incentivando ações e programas que visem à preservação e conservação de recursos naturais e qualidade de vida, tendo a Educação Ambiental como forma de mudança comportamental da população acerca da preservação do ambiente.
Nossa Visão ser referência na gestão de políticas públicas de meio ambiente, incentivando a captação de negócios sustentáveis e ambientalmente responsáveis, oferecendo suporte na área de Controle, Fiscalização e Proteção Ambiental.
Nossos Valores: Ética, Transparência, Comprometimento Socioambiental, Respeito e valorização das pessoas, Respeito à vida e ao Meio Ambiente.
« Página Inicial