ACESSAR ou REDEFINIR SENHA DE ACESSO AO SISTEMA TRIBUTÁRIO
Segue procedimento para ter acesso ao e mail que vai criar a senha de acesso ao Sistema Tributário
– Acessar: www.bauru.sp.gov.br
– Clicar no ícone (quadradinho) IPTU
– Clicar em ACESSO COM SENHA (Sistema Tributário)
– Clicar em ESQUECI A SENHA
– Colocar o CPF ou CNPJ e clicar em BUSCAR
– Se o e-mail que aparecer estiver correto ou for conhecido, clicar em REDEFINIR SENHA. Ao clicar no botão REDEFINIR SENHA será exibida a mensagem:
Clicando no botão Redefinir Senha enviaremos um e-mail para xxxxxxxxxxxxxxx com as instruções e o link para você trocar a senha. Caso você não receba o e-mail em alguns minutos, verifique a sua caixa de spam ou repita o processo.
– Se o e-mail estiver errado ou não for conhecido, clicar em ALTERAR E-MAIL. Serão exibidos campos de atualização cadastral (para preenchimento e para anexar arquivos).
– Digite o endereço de e-mail e o número de telefone com DDD
– TIPO DE DOCUMENTO: Selecionar qual documento anexará (na setinha no final da linha) e clicar em “ANEXAR”
– Será exibida a opção “LOCALIZE O ARQUIVO”. Clicar em “ESCOLHER ARQUIVO”, selecionar o documento (que já deverá ter sido salvo no seu computador) e depois clicar em “CONFIRMAR
– Quanto às documentações para anexar, orientamos seguir as informações abaixo (fotografando ou scaneando)
– O documento selecionado ficará gravado na parte inferior como “DOCUMENTO ANEXO”. Após incluir os documentos clicar em ENVIAR SOLICITAÇÃO.
– Após clicar em ENVIAR SOLICITAÇÃO, receberá a mensagem de que a solicitação está sendo analisada e que em breve receberá no e-mail cadastrado um retorno da Prefeitura com um link, onde irá clicar e criar a senha que usará para acessar o sistema.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (QUE DEVEM SER ANEXADOS):
PESSOA FÍSICA
1 – PESSOA FÍSICA (CPF) – SOLICITAÇÃO DO ACESSO EM NOME DE PESSOA FÍSICA
– CNH ou RG com CPF (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados).
– COMPROVANTE DE ENDEREÇO (emissão de até 90 dias com data apresentada)
2 – CONTRIBUINTE FALECIDO (A) COM ESPÓLIO – SOLICITAÇÃO DO ACESSO EM NOME DO ESPÓLIO
Existindo inventariante, o mesmo que deverá solicitar o acesso, não tendo, quem deverá é o CÔNJUGE VIVO (A) ou FILHOS (comprovando o vinculo com o espólio)
1º Situação: VÍNCULO DE INVENTARIANTE: Nomeação feita por juiz
– CERTIDÃO DE ÓBITO com boa resolução do (a) contribuinte falecido (a) – caso não conste o número do RG ou CPF na Certidão, é necessário anexar RG ou CNH do (a) contribuinte falecido (a) frente e verso com boa resolução;
– NOMEAÇÃO DO (A) INVENTARIANTE com a apresentação do nome da pessoa solicitante.
– CNH ou RG com CPF do (a) solicitante (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados).
– COMPROVANTE DE ENDEREÇO do (a) solicitante (emissão de até 90 dias com data apresentada);
2º Situação: VÍNCULO DE CÔNJUGE VIVO (A) ou FILHO (A) – o nome do (a) solicitante deverá constar na Certidão de Óbito:
– CERTIDÃO DE ÓBITO com boa resolução do (a) contribuinte falecido (a) – caso não conste o número do RG ou CPF na Certidão, é necessário anexar RG ou CNH do (a) contribuinte falecido (a) frente e verso com boa resolução;
– CNH ou RG com CPF do (a) cônjuge ou filhos solicitante (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) para comprovar vínculo com o (a) contribuinte falecido (a);
– COMPROVANTE DE ENDEREÇO do (a) cônjuge solicitante (emissão de até 90 dias com data apresentada);
3º Situação: VÍNCULO DE PARENTESCO: mãe, pai, irmã (o), sobrinho (a) ou neto (a)
OBS: Existindo inventariante nomeado, este é quem deverá solicitar o acesso. Não havendo, o acesso poderá ser solicitado pelo CÔNJUGE VIVO (A) ou FILHOS (comprovando o vinculo com o espólio). Informamos que caso seja um caso de espólio do avô e o neto (a) for o solicitante, deverá ter a seqüência da documentação de todos os vínculos e o mesmo só poderá desde que os outros antes do mesmo estejam falecidos. Ex: Atestado de Óbito e documentos pessoais do avô – Atestado de Óbito e documentos pessoais da avó – Atestados de Óbito e documentos pessoais do pai ou mãe (filho do avô).
– CERTIDÃO DE ÓBITO com boa resolução do (a) contribuinte falecido (a) – caso não conste o número do RG ou CPF na Certidão, é necessário anexar RG ou CNH do (a) contribuinte falecido (a) frente e verso com boa resolução;
– CNH ou RG com CPF do (a) solicitante (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) para comprovar vínculo com o (a) contribuinte falecido (a);
– COMPROVANTE DE ENDEREÇO do (a) solicitante (emissão de até 90 dias com data apresentada);
4º Situação: VÍNCULO DE ADVOGADO (A):
– CERTIDÃO DE ÓBITO com boa resolução do (a) contribuinte falecido (a) – caso não conste o número do RG ou CPF na Certidão, é necessário anexar RG ou CNH do (a) contribuinte falecido (a) frente e verso com boa resolução;
– CNH ou RG com CPF do (a) solicitante (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados).
– COMPROVANTE DE ENDEREÇO do (a) solicitante (emissão de até 90 dias com data apresentada);
– PROCURAÇÃO ESPECÍFICA ATUALIZADA + RG com CPF, CNH ou OAB do (a) outorgado (frente e verso, em cores).
Ex. A Procuração deverá conter as seguintes informações: – Abrir, alterar ou encerrar cadastro de empresa e/ou autônomo. – Requerer isenção, desconto, restituição, abatimento, compensação, revisão ou cancelamento de tributos ou multas. – Emissão de boletos de débitos Imobiliários, mobiliários ou Pessoal. – Confessar, parcelar ou quitar débitos municipais. – Receber e/ou dar quitação a débitos municipais. – Alterar endereço para notificações. – Cadastrar senha para acesso virtual e sua manutenção, bem como efetuar outras operações que se fizerem necessárias perante a Prefeitura Municipal de Bauru, sendo inclusive esses poderes extensivos aos imóveis e firmas de minha propriedade (se houver).
PESSOA JURÍDICA
SEGUE DOCUMENTOS DE CADA TIPO DE EMPRESA
1 – CNPJ DE BAURU
1º Situação: Solicitação feita DIRETA PELO CONTRIBUINTE.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do sócio (a) / administrador (a) (o nome/CPF deverá constar no quadro societário do cadastro mobiliário);
– CONTRATO SOCIAL atualizado e completo (os dados da pessoa solicitante deverão constar no documento);
2º Situação: Solicitação FEITA POR PROCURAÇÃO.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CONTRATO SOCIAL atualizado e completo (os dados da pessoa solicitante deverão constar no documento);
– CNH ou RG com CPF (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do OUTORGANTE e do OUTORGADO.
– PROCURAÇÃO/DECLARAÇÃO com poderes específicos que o (a) solicitante pode representar a empresa (assinado pelo sócio (a) / administrador (a);
Ex. A Procuração deverá conter as seguintes informações: – Abrir, alterar ou encerrar cadastro de empresa e/ou autônomo. – Requerer isenção, desconto, restituição, abatimento, compensação, revisão ou cancelamento de tributos ou multas. – Emissão de boletos de débitos Imobiliários, mobiliários ou Pessoal. – Confessar, parcelar ou quitar débitos municipais. – Receber e/ou dar quitação a débitos municipais. – Alterar endereço para notificações. – Cadastrar senha para acesso virtual e sua manutenção, bem como efetuar outras operações que se fizerem necessárias perante a Prefeitura Municipal de Bauru, sendo inclusive esses poderes extensivos aos imóveis e firmas de minha propriedade (se houver).
2 – ÓRGÃO PÚBLICO
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do solicitante
– PORTARIA com a nomeação do solicitante que comprove o vinculo com o órgão público
3 – MEI OU EMPRESÁRIO INDIVIDUAL
1º Situação: Solicitação feita DIRETA PELO CONTRIBUINTE.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do proprietário.
2º Situação: Solicitação FEITA POR PROCURAÇÃO.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– PROCURAÇÃO/DECLARAÇÃO com poderes específicos que o (a) solicitante pode representar a empresa (assinado pelo proprietário (a));
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do OUTORGANTE e do OUTORGADO.
Ex. A Procuração deverá conter as seguintes informações: – Abrir, alterar ou encerrar cadastro de empresa e/ou autônomo. – Requerer isenção, desconto, restituição, abatimento, compensação, revisão ou cancelamento de tributos ou multas. – Emissão de boletos de débitos Imobiliários, mobiliários ou Pessoal. – Confessar, parcelar ou quitar débitos municipais. – Receber e/ou dar quitação a débitos municipais. – Alterar endereço para notificações. – Cadastrar senha para acesso virtual e sua manutenção, bem como efetuar outras operações que se fizerem necessárias perante a Prefeitura Municipal de Bauru, sendo inclusive esses poderes extensivos aos imóveis e firmas de minha propriedade (se houver).
4 – IGREJA / ENTIDADES e CONDOMINIO
1º Situação: Solicitação feita DIRETA PELO CONTRIBUINTE.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– ESTATUTO SOCIAL atualizado/completo;
– ATA DE ELEIÇÃO atualizada com as nomeações dos representantes (diretoria) - os dados da pessoa responsável deverão constar no documento;
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) dessa pessoa responsável.
2º Situação: Solicitação FEITA POR PROCURAÇÃO.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– ESTATUTO SOCIAL atualizado/completo;
– ATA DE ELEIÇÃO atualizada com as nomeações dos representantes (diretoria) - os dados da pessoa responsável deverão constar no documento;
– PROCURAÇÃO/DECLARAÇÃO com poderes específicos que o (a) solicitante pode representar a empresa (assinado pelo sócio (a) / administrador (a);
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do OUTORGANTE e do OUTORGADO.
Ex. A Procuração deverá conter as seguintes informações: – Abrir, alterar ou encerrar cadastro de empresa e/ou autônomo. – Requerer isenção, desconto, restituição, abatimento, compensação, revisão ou cancelamento de tributos ou multas. – Emissão de boletos de débitos Imobiliários, mobiliários ou Pessoal. – Confessar, parcelar ou quitar débitos municipais. – Receber e/ou dar quitação a débitos municipais. – Alterar endereço para notificações. – Cadastrar senha para acesso virtual e sua manutenção, bem como efetuar outras operações que se fizerem necessárias perante a Prefeitura Municipal de Bauru, sendo inclusive esses poderes extensivos aos imóveis e firmas de minha propriedade (se houver).
5 – CNPJ de FORA DE BAURU para EMISSÃO DE CERTIDÃO
1º Situação: Solicitação feita DIRETA PELO CONTRIBUINTE.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do sócio (a) / administrador (a) (o nome/CPF deverá constar no quadro societário do cadastro mobiliário);
– CONTRATO SOCIAL atualizado e completo (os dados da pessoa solicitante deverão constar no documento);
2º Situação: Solicitação FEITA POR PROCURAÇÃO.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CONTRATO SOCIAL atualizado e completo (os dados da pessoa solicitante deverão constar no documento);
– CNH ou RG com CPF(frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do OUTORGANTE e do OUTORGADO.
– PROCURAÇÃO/DECLARAÇÃO com poderes específicos que o (a) solicitante pode representar a empresa (assinado pelo sócio (a) / administrador (a);
Ex. A Procuração deverá conter as seguintes informações: – Abrir, alterar ou encerrar cadastro de empresa e/ou autônomo. – Requerer isenção, desconto, restituição, abatimento, compensação, revisão ou cancelamento de tributos ou multas. – Emissão de boletos de débitos Imobiliários, mobiliários ou Pessoal. – Confessar, parcelar ou quitar débitos municipais. – Receber e/ou dar quitação a débitos municipais. – Alterar endereço para notificações. – Cadastrar senha para acesso virtual e sua manutenção, bem como efetuar outras operações que se fizerem necessárias perante a Prefeitura Municipal de Bauru, sendo inclusive esses poderes extensivos aos imóveis e firmas de minha propriedade (se houver).
6 – CNPJ de FORA DE BAURU para recolhimento de ISSQN em Bauru
1º Situação: Solicitação feita DIRETA PELO CONTRIBUINTE.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do sócio (a) / administrador (a) (o nome/CPF deverá constar no quadro societário do cadastro mobiliário);
– CONTRATO SOCIAL atualizado e completo (os dados da pessoa solicitante deverão constar no documento);
2º Situação: Solicitação FEITA POR PROCURAÇÃO.
– Cartão CNPJ atualizado de até 30 dias
– CONTRATO SOCIAL atualizado e completo (os dados da pessoa solicitante deverão constar no documento);
– CNH ou RG com CPF, (frente e verso em cores – Se no RG tiver o número do CPF ou for a CNH, salve a foto do documento 2 vezes, nomeie uma com o nome de RG e outra com o nome de CPF, assim poderá usar o arquivo nos 2 campos solicitados) do OUTORGANTE e do OUTORGADO.
– PROCURAÇÃO/DECLARAÇÃO com poderes específicos que o (a) solicitante pode representar a empresa (assinado pelo sócio (a) / administrador (a);
Ex. A Procuração deverá conter as seguintes informações: – Abrir, alterar ou encerrar cadastro de empresa e/ou autônomo. – Requerer isenção, desconto, restituição, abatimento, compensação, revisão ou cancelamento de tributos ou multas. – Emissão de boletos de débitos Imobiliários, mobiliários ou Pessoal. – Confessar, parcelar ou quitar débitos municipais. – Receber e/ou dar quitação a débitos municipais. – Alterar endereço para notificações. – Cadastrar senha para acesso virtual e sua manutenção, bem como efetuar outras operações que se fizerem necessárias perante a Prefeitura Municipal de Bauru, sendo inclusive esses poderes extensivos aos imóveis e firmas de minha propriedade (se houver).