31/05/2019 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Distritos Industriais movimentam a economia de Bauru com mais de 200 empresas

Os Distritos Industriais, como são conhecidas as regiões de Cidades Industriais, Comerciais Atacadistas e de Serviços, cumprem um importante papel na economia de Bauru. O município possui cinco dessas áreas, com mais de 200 empresas, que movimentam a geração de emprego e renda.

No Distrito Industrial I, são 90 empresas; no Distrito II, 41; no Distrito III, 53; no Distrito IV, são 18 empreendimentos. Já no Distrito Guadalajara, são três indústrias.

As atividades desenvolvidas são bastante diversificadas. Dos 200 empreendimentos, 9,8% estão relacionados ao comércio atacadista. Outros 6,3% são de empresas do setor de transporte rodoviário de carga. A fabricação de produtos de material plástico ocupa 4,9%. Já as empresas que fabricam máquinas e equipamentos de uso industrial somam 3,9%. A fabricação de produtos alimentícios e de limpeza completam a lista de atividades predominantes nas Cidades Industriais.

A Lei Municipal n.º 5198, de 22 de outubro de 2004, estabelece os critérios necessários às empresas para serem contempladas com a concessão de direito de uso e doação dos lotes da Prefeitura. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) é a responsável pela publicação de editais de chamamento público para identificar e selecionar as propostas que atendam as necessidades de Bauru.

As vantagens para as empresas que optam por se instalar nas Cidades Industriais são muitas. Uma delas é que, após 10 anos de funcionamento do empreendimento, é feita a doação definitiva do lote. A partir daí, a área concedida pela Prefeitura passa a integrar o capital da empresa.

De acordo com o diretor da Divisão de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedecon, Rafael Rosalin, além das empresas, a concessão de áreas também são positivos para o município. “A instalação nessas condições favorece o aumento do faturamento das empresas e, consequentemente, fomenta a geração de empregos e o pagamento de tributos ao Município, como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, avalia.

A Sedecon se coloca à disposição para tirar todas as dúvidas de empreendedores que tenham a intenção de se instalar nas Cidades Industriais de Bauru, expondo os critérios de seleção e outras informações a respeito da publicação de editais de chamamento. O telefone para contato é (14) 3227-7819.

Distritos Industriais movimentam a economia de Bauru com mais de 200 empresas

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.