20/05/2020 | Saúde
Pesquisa do IBOPE de mapeamento do Covid-19 é retomada em Bauru
Retomada nesta quarta-feira (20), a pesquisa do Ibope que visa mapear a propagação do coronavírus, intitulada “A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no BRASIL”. A retomada das atividades dos pesquisadores estava liberada desde segunda-feira (18) pelo Município, as equipes ficaram de iniciar o trabalho nesta terça (19), mas somente na manhã desta quarta, os pesquisadores vieram à Secretaria de Saúde para assinatura do termo de autorização e início dos trabalhos.
Ao todo estão previstas coletas de 250 amostras em 25 setores da cidade (02 amostras por domicílio, mediante realização de sorteio entre os moradores). A equipe do Ibope em Bauru contará com 22 técnicos treinados por profissionais de biomedicina de São Paulo. Vale ressaltar que pesquisadores (individualmente ou dupla) irão até as casas identificados com crachá do Ibope e munidos com uma cópia do documento de autorização da Secretaria de Saúde. Após o morador aceitar fazer a entrevista, os técnicos passarão a realizar os testes, dentro das casas, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs).
Conforme a supervisora da pesquisa, Josiane dos Reis Mendonça, a pesquisa consiste em algumas perguntas sobre saúde, trabalho e convivência pra ver quem está frequentando a casa, onde a pessoa está indo, se está usando máscara, se possui doenças crônicas. “O teste é rápido, com o furo no dedo que fica pronto em 15 minutos. Se a pessoa tiver com os sintomas de 7 dias pra frente, conseguimos detectar se é positivo. Neste caso orientamos a pessoa a ficar mais 14 dias em isolamento total em casa”, destacou.
Os EPI’s usados pelos pesquisadores serão trocados a cada residência visitada e em acordo com a Saúde, o lixo hospitalar gerado será encaminhado às unidades de saúde e a secretaria será responsável pela destinação correta dos mesmos.
O número de casos positivos verificados pela realização dos testes será enviado à Secretaria de Saúde para incremento dos casos notificados no Informe epidemiológico. Além desta pesquisa estão previstas outras duas no município, totalizando 750 testes realizados, com as datas ainda a serem definidas. Em todos os estados brasileiros serão recolhidas 33 mil amostas para testes rápidos para detectar o Coronavírus.