21/07/2020 | Meio Ambiente
Conheça o Jacaré do Pantanal
Animal já esteve ameaçado de extinção e Zoológico de Bauru abriga indivíduos da espécie desde 1996
O tamanho dos dentes impressionam, na terra ele pode até ser desastrado, mas ninguém consegue segurá-lo quando está na água. Conheça hoje o Jacaré do Pantanal, mais uma das espécies com indivíduos sob os cuidados do Zoológico de Bauru.
Quem é o Jacaré do Pantanal?
Medindo de dois a três metros de comprimento, os Jacarés do Pantanal (Caiman yacare) são animais encontrados em países da América do Sul, como Argentina, Bolívia e Brasil. Aqui no país, são vistos na região Centro-oeste, principalmente no Pantanal e nos rios do Paraguai.
O Zoológico de Bauru abriga três Jacarés do Pantanal, um macho que chegou em 2001, e duas fêmeas, uma está no Zoo desde 1996 e a outra desde 2001.
Alimentação
Os Jacarés do Pantanal são animais carnívoros e na natureza se alimentam de peixes, moluscos, aves e até pequenos mamíferos.
Por serem animais ectotérmicos, ou seja, que precisam de fontes externas para manter suas temperaturas, estes jacarés comem uma vez por semana ou até menos em época de inverno. Isto porque precisam do calor do ambiente para obter energia para o metabolismo digerir a alimentação.
Reprodução
A época de reprodução dos Jacarés do Pantanal ocorre entre os meses de janeiro e março. A fêmea posta cerca de 20 a 30 ovos e a incubação leva em média 80 dias.
Diferente de outros animais, os Jacarés do Pantanal não chocam os ovos. A fêmea faz um ninho com folhas e galhos e só fica à espreita para defender os filhotes. E ai de quem chegar perto, nesse período a fêmea costuma ser mais agressiva.
O sexo dos Jacarés do Pantanal é definido pela condição ambiente, principalmente pela temperatura. Ovos incubados em ambientes com temperatura abaixo de 31,5ºC tendem a dar origem a fêmeas, enquanto os ovos postados em ambientes acima de 31,5ºC geram principalmente machos.
Acendeu algum alerta na sua mente com essa informação? A Samantha Lima, bióloga do Zoológico de Bauru, chama atenção para um ponto importante. “Por conta do aquecimento global, é possível que passe a nascer muito mais machos do que fêmeas. E isso atrapalha bastante para a conservação da espécie”, afirma.
Outra curiosidade sobre a influência da temperatura para os Jacarés do Pantanal é que os embriões que se desenvolvem em temperaturas altas (superiores a 31,5ºC) tendem a ser maiores. Esse é um dos motivos pelos quais os machos são maiores que as fêmeas.
Os Jacarés do Pantanal já foram muito caçados e por isso entraram em risco de extinção, mas hoje a situação está em equilíbrio. No Zoológico de Bauru é possível ver as duas fêmeas e o macho no recinto. Mas enquanto o Zoo não reabre suas portas, fique com as fotos dos animais.