02/10/2020 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Bauru conquista título de Município de Interesse Turístico

A cidade de Bauru se credenciou, de forma inédita, como Município de Interesse Turístico (MIT). Com o titulo a cidade receberá verbas, do Governo Estatual, para obras de infraestrutura em Turismo.

O credenciamento foi obtido através de produção do Plano Diretor Municipal de Turismo, Inventário de Oferta Turística e Pesquisa de Demanda. Após toda a documentação ser aprovada em audiências públicas, foi encaminhada à Câmara Municipal ao final de 2017 para se tornar Lei, só assim pode ser enviados à Assembleia Legislativa para serem analisados pelo Grupo Técnico de Analise (GT MIt), que é responsável pela aprovação das cidades como Estâncias ou Município de Interesse Turísticos.

A elaboração e pesquisa dos documentos exigidos foi produzida pela Divisão de Planejamento Turístico, Eventos e Turismo Receptivo da Sedecon. Os critérios analisados pelo GTmit foram:
• Potencial Turístico;
•Serviço Médico Emergencial;
•Equipamentos e Serviços Turísticos;
•Infraestrutura Básica;
•Atrativos turísticos;
•Plano Diretor de Turismo;
•Conselho Municipal de Turismo

Segundo a Diretora de Divisão de Planeamento Turístico, Eventos e Turismo Receptivo, Marina Martins, “ a confirmação da aprovação do município de Bauru no MIT é motivo de grande orgulho, pois a Prefeitura de Bauru decidiu por elaborar toda a documentação exigida na Lei Complementar 1261/2015, através dos próprios servidores da Sedecon que vivem o dia a dia das demandas concernentes ao Turismo, enquanto as cidades da região que já haviam recebido o título, decidiram por contratar empresas para produção da documentação.”

Com a provação no GT MIt, a cidade só aguarda a promulgação da Lei Estadual para receber as verbas advindas do Departamento de Apoio aos Municípios Turísticos (Dadetur).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Rafael Rosalin, ressalta o importante trabalho realizado pela equipe da Sedecon, coordenado pela Diretora Marina Martins, “a equipe não mediu esforços para a entrega da documentação em tempo hábil. A verba virá em um momento oportuno, visto que no momento o orçamento municipal não dispõem de recursos para a infraestrutura turística por conta do enfrentamento ao Covid-19. Os recursos serão utilizados de acordo com o preconizado pelo Plano Diretor Municipal de Turismo”.

Bauru conquista título de Município de Interesse Turístico

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.