17/08/2021 | DAE

Prefeitura de Bauru e DAE inauguram o poço Praça Portugal

A Prefeitura de Bauru e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) entregaram para a população um novo poço, chamado Praça Portugal, na manhã desta terça-feira (17). As obras e os testes necessários foram realizados nas últimas semanas, tornando possível o início das operações.

A prefeita Suéllen Rosim destaca que a inauguração do novo poço ameniza a falta de água. “Este é o primeiro de três poços que estão previstos para este ano, e que vão colaborar para reduzir a dependência do Rio Batalha. Aproveitamos para agradecer ao empenho de toda a equipe do DAE, que está se dedicando para viabilizar obras como esta e também de interligações e reservatórios, pensando na população”, afirma.

O presidente da Câmara, vereador Markinho Souza, cedeu a palavra ao vice-presidente Guilherme Berriel, que mora nas imediações do novo poço e falou em nome do Legislativo. “A inauguração de um novo poço é muito importante para esta região, que sofre com a falta de água. Parabéns a todos os servidores envolvidos, pelo empenho e dedicação”, comenta.

O presidente do DAE, Marcos Saraiva, elogia a equipe que trabalhou nas obras do poço e salienta que esse é o primeiro passo para resolver o problema de abastecimento em 2021. “A prefeita nos pediu para que resolvêssemos o problema de água em Bauru, e esse é o início. Uma obra de 120 dias, finalizada em 78 dias. A equipe do DAE está de parabéns, deram o sangue para que isso acontecesse. São 110 mil litros por hora a menos de retirada de água do rio Batalha, o que tem nos ajudado muito e nos ajudará a alcançar a meta de até o final do ano resolver o problema de abastecimento de água em Bauru”, avalia.

Participaram da inauguração os vereadores Markinho Souza, presidente da Câmara, Guilherme Berriel, vice-presidente, Lokadora, Manoel Losila, Coronel Meira, Marcelo Afonso, Júlio César, Eduardo Borgo, Beto Móveis e Júnior Rodrigues.

Também estiveram na entrega do poço o secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias, e os secretários de Administração, Everson Demarchi; de Cultura, Tatiana Sa; de Administrações Regionais, Jorge Luís de Souza; de Planejamento, Nilson Ghirardello; de Educação, Maria do Carmo Kobayashi; de Agricultura e Abastecimento, Jorge Abranches; e o chefe de Gabinete, Patric Teixeira, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Rosim, e a vice-presidente do Fundo, Elaine Costa Dias.

Representando a autarquia, estavam o diretor de Produção e Reservação, Heber Vieira; da Divisão Técnica, Elton Soares; do Financeiro: Erinton Correa; do Apoio Operacional, Sergio Luiz; do Jurídico, Aline Rodrigueiro; de Planejamento, Fernando Benatti, além de engenheiros, técnicos e demais funcionários que trabalharam na inauguração do poço.

O POÇO PRAÇA PORTUGAL

As obras de perfuração do poço Praça Portugal tiveram início na última semana de maio e tinham prazo de 120 dias para a finalização, mas foi terminado em 78 dias. O poço possui uma profundidade de 326 metros e vazão de 110m³/h e abastecerá o reservatório Praça Portugal, no mesmo endereço, que alimenta as regiões da Vila Samaritana, Vila Santa Clara, Jardim Pagani, Vila Santa Tereza, Centro (acima da rua XV de Novembro) e adjacências.

Atualmente cerca de 90.000 pessoas estão sob o sistema de rodízio em Bauru. O poço Praça Portugal, ao lado da interligação do poço Imperial ao sistema Batalha/ETA (entregue semana retrasada) e da perfuração dos poços Jardim Infante Dom Henrique (início das obras ainda nesta semana) e Alto Paraíso (início das obras previsto para o final do mês de agosto), terá papel fundamental na redução da dependência do sistema Batalha/ETA no abastecimento da cidade nos próximos anos.

Porém, assim como feito após a inauguração do reservatório Alto Paraiso e da adutora do Santa Cândida, em abril, a autarquia irá avaliar o comportamento da rede com o novo poço, para apenas depois realizar eventuais mudanças no sistema atual de rodízio.

O DAE salienta que as localizações para perfuração dos poços são escolhidas pelo perfil geológico, obedecendo o critério de obter maior volume de água captada por hora e distância das redes de distribuição. Mais informações sobre a localização no link a seguir (http://www.daebauru.sp.gov.br/2021/imprensa.php?id=2435&tp=ano&ano=2021&mes=&filtro=)

O novo poço foi inaugurado nesta terça-feira pela prefeitura e DAEO novo poço foi inaugurado nesta terça-feira pela prefeitura e DAEO novo poço foi inaugurado nesta terça-feira pela prefeitura e DAEO novo poço foi inaugurado nesta terça-feira pela prefeitura e DAEO novo poço foi inaugurado nesta terça-feira pela prefeitura e DAEO novo poço foi inaugurado nesta terça-feira pela prefeitura e DAE

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.