06/12/2021 | Cultura

Secretaria de Cultura disponibiliza mapas com georreferenciamento de Patrimônios e equipamentos Culturais

A partir de hoje (6), a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza os mapas com a localização em georreferenciamento dos bens tombados em Bauru. Os mapas estão disponibilizados no site do Codepac - Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru e podem ser acessados pelo link: https://sites.bauru.sp.gov.br/codepac/mapas.aspx

O georreferenciamento é um instrumento já utilizado pelo DAE - Departamento de Água e Esgoto de Bauru, e foi utilizado pela Secretaria Municipal de Cultura, para padronizar e facilitar a identificação de localizações importantes para a história cultural e memória do município. O projeto recebeu o apoio do DAE e propõe o reconhecimento das coordenadas geográficas dos Patrimônios Culturais Tombados de Bauru a partir da utilização de mapas do município.

Este é um primeiro passo do projeto de cartografia afetiva, que seguirá mapeando equipamentos culturais, localizações de produtores e agentes culturais do município, espaços de difusão cultural, entre outros. Os Patrimônios Culturais tombados de Bauru também contarão com identificação local com placas e códigos QR (QR Codes) que levarão a conteúdo exclusivo sobre a história, estilo arquitetônico e outras informações que possibilitem e estimulem o reconhecimento desses espaços como documentos históricos e culturais do município.

O objetivo do projeto é identificar, registrar e difundir as ações, produções, modos de fazer, espaços e patrimônios culturais de Bauru criando uma rede de identificação, reconhecimento, preservação e ações culturais no município.

Exemplo de mapa de georreferenciamentoExemplo de mapa de georreferenciamentoSite do Codepac