22/03/2022 | DAE
Prefeitura de Bauru e DAE inauguram poço Infante Dom Henrique
A Prefeitura de Bauru e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) inauguraram na manhã desta terça-feira (22) o poço Infante Dom Henrique, localizado na quadra 1 da rua Ruy Mendes de Rosis, Jardim Infante Dom Henrique.
A prefeita Suéllen Rosim afirma que a abertura do poço é resultado de planejamento do DAE. “A melhor obra é a obra entregue, pois vai melhorar a vida da população. A escassez de água é um problema antigo, e precisa de investimento para resolver, a abertura desse poço é apenas o começo, tem muito trabalho pela frente ainda”, lembra a prefeita.
Para o presidente do DAE, Marcos Saraiva, apesar dos contratempos enfrentados durante a perfuração do poço, o resultado foi gratificante. “A princípio, a vazão prevista era de 170 m³/hora e como todo poço é uma caixinha de surpresas, esse nos trouxe uma surpresa boa, os testes de ontem confirmaram a vazão de 180 m³/hora”, comemora o presidente.
O vereador Guilherme Berriel, vice-presidente da Câmara, falou em nome dos vereadores. “A implantação de mais um poço em uma área que dependia do Rio Batalha é importante, e ao lado de um reservatório, que é um formato que sempre defendi, para melhorar o abastecimento de água para os moradores”, frisa.
Estiveram na inauguração a prefeita Suéllen Rosim; o presidente do DAE, Marcos Saraiva; os secretários de Meio Ambiente, Levi Momesso; de Planejamento, Nilson Ghirardello; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Gislaine Magrini; de Agricultura e Abastecimento, Jorge Abranches; de Cultura, Tatiana Sa; e de Administração, Everson Demarchi; o chefe de Gabinete da prefeitura, Rafael Lima Fernandes; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Rosim; e os vereadores Guilherme Berriel, Marcelo Afonso e Júnior Rodrigues.
Representando a autarquia, os diretores de Produção e Reservação, Leonardo José dos Santos; Administrativo, Danilo Albieri Pereira; do Serviço de Controle de Perdas, Wesley Passeto de Freitas; do Financeiro, Eriton Luis Correa; do Apoio Operacional, Sergio Luiz Souza; do Jurídico, Aline Rodriguero; de Planejamento, Júlio Carpanezi; da Técnica, Alex Gerolano, além de engenheiros, técnicos e servidores que trabalharam para viabilizar a inauguração do poço.
NOVA UNIDADE DE PRODUÇÃO
A nova unidade de produção terá papel fundamental para a redução da dependência do sistema Batalha/ETA no abastecimento da cidade nos próximos anos. Com profundidade de 366 metros e vazão de 180 m³/hora, o poço Infante Dom Henrique vai abastecer o reservatório com capacidade de 2.000 m³, localizado ao lado e, fornecer água para cerca de 50 mil consumidores presentes nos bairros Jardim Infante Dom Henrique, Vila Cidade Universitária, Jardim Planalto, Jardim Brasil, Jardim Aeroporto, Jardim Panorama, Jardim Contorno, Vila Guedes de Azevedo, Vila Regina e Vila Engler.
Com a entrada do poço submerso em operação, a unidade da avenida Nações Unidas terá sua produção direcionada ao reservatório do poço Praça Portugal para reforçar o abastecimento de água aos bairros atendidos pelo sistema Batalha/ETA, durante o período de estiagem, reduzindo a produção na captação do Rio Batalha.