24/06/2022 | Bem-Estar Social

Prefeitura e Comad encerram a I Semana Municipal de Políticas sobre Drogas de Bauru

A Secretaria do Bem Estar Social (Sebes) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas de Bauru (Comad) realizaram desde a última segunda-feira (20) a I Semana Municipal de Políticas sobre Drogas de Bauru. A Semana acaba neste sábado (25). Durante este período ocorreram palestras e atividades voltadas para a discussão do assunto.

A proposta foi promover a difusão de informações sobre a questão das drogas na sociedade e estimular o desenvolvimento de estratégias de prevenção nos diferentes espaços, em consonância com os princípios e diretrizes do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas. A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pela Lei 13.840 de 2019, e deve ocorrer anualmente na quarta semana de junho. Durante esse período, devem ser intensificadas a difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de droga, a divulgação de ações de prevenção e tratamento, a promoção de eventos para o debate público sobre as políticas de drogas e a mobilização da comunidade para a participação nas ações.

Sobre o Comad
O Comad é um órgão deliberativo composto por representantes do governo e sociedade civil, que tem por objetivo definir as políticas públicas municipais sobre álcool e outras drogas. O colegiado é responsável por desenvolver estratégias para o enfrentamento dos problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas, promovendo a intersetorialidade e a integralidade de ações para a redução de danos sociais, à saúde e à vida causados pelo consumo destas substâncias.

Além disso, o Comad deve monitorar a execução do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas, que enfatiza o reconhecimento da diversidade de fatores relacionados ao uso indevido de álcool e outras drogas, e advoga pela adoção da abordagem multidisciplinar das ações de prevenção, tratamento, redução de danos e reinserção social de usuários.

Todas as pessoas que tenham interesse em acompanhar as atividades do Comad podem participar como ouvintes das reuniões, que durante a pandemia ocorrem em ambiente virtual, e são divulgadas no Diário Oficial de Bauru e no canal do Instagram @comadbauru e o email bauru.comad@gmail.com.

A Semana Municipal de Políticas sobre Drogas de Bauru teve a parceria das Secretarias de Bem Estar Social, Educação e Saúde, Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Bauru, Conselho Regional de Psicologia (CRP) – Subsede Bauru, Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) – Seccional Bauru, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) – Subsede Marília, Centro Universitário de Bauru – Instituição Toledo de Ensino (ITE), Unisagrado, Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Conselho Tutelar de Bauru e Alcoólicos Anônimos (AA) de Bauru.

Prefeitura e Comad encerram a I Semana Municipal de Políticas sobre Drogas de Bauru