08/12/2022 | Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Educação
Parque Vitória Régia recebe evento Bauru Cidade Criativa
O Parque Vitória Régia foi palco na noite desta quarta-feira (7) do evento ‘Bauru Cidade Criativa’, evento que reconhece e celebra o potencial dos setores criativos da cidade e é uma parceria da sociedade civil com a prefeitura e o Governo do Estado. A iniciativa faz parte da candidatura do município para ingressar na Rede de Cidades Criativas Unesco, o que dará à cidade e às suas iniciativas uma chancela mundial e acesso a um rico conjunto de parceiros.
Participaram da abertura do evento, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Gislaine Magrini, da Educação, Nilson Ghirardelo, e de Cultura, Paulo Campos, e o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Marcos Saraiva. O evento consistiu em projeções mapeadas nas pétalas da concha acústica, além da apresentação da Cia. Estável de Dança da prefeitura, Breakdance e Batalha de Rima.
Além de apresentações audiovisuais, foram celebradas importantes conquistas da cidade, como os 10 anos da Cia. Estável de Dança, da Festa Literária e do Reflorestamento da Aldeia Tereguá, território satélite de Bauru. Junto à tradicional feira do Vitória Régia houve presença de mulheres empreendedoras com a Feira Nosso Talento tem Cor e Feira do Quilombo junto da exposição fotográfica ‘Bauru pelos Olhares Periféricos’.
O projeto Bauru Cidade Criativa visa mapear, reconhecer e potencializar os setores criativos da nossa cidade. O projeto surge a partir do programa Cria SP, do governo estadual, que selecionou a cidade para receber uma consultoria especializada em economia criativa. Ao enxergar toda a potência humana, social e econômica do município, inicia-se um processo de articulação, união e mobilização em prol da Economia Criativa, o terceiro maior segmento produtivo do planeta, no qual se inclui toda a cadeia produtiva da arte popular e artesanato, artes midiáticas, cinema, design, gastronomia, literatura e música.
A Rede da Unesco valoriza muito a criação de parcerias com cidades da sua rede. Estabelecendo programas de intercâmbio cultural, educacional, de atrações culturais, trocas de conhecimento e boas práticas. Em Bauru, o projeto Bauru Cidade Criativa está concluindo parcerias de intercâmbio com algumas cidades criativas e com suas universidades de Detroit (EUA), Enghien Les Bains e Saint-Étienne (França), Guadalajara (México) e Santiago de Cali (Colômbia).
São parceiros da iniciativa as empresas/entidades: Bauru Painéis, Unesp/Faac e WebTV, Secretarias Municipais: Cultura, Educação, Sedecon, Sebes, Sistema S (Senai, Senac, Sest/Senat, Sesc e Sebrae) , Conselho Municipal de Cultura, CRAS IX de Julho, CITeB, GEBA, Jardim Botânico, Grupo Protótipo Tópico, Movimento Coletivo Samba, Coletivo tres4, FMC, Fuzuê, 014BPM, Liga da 014, Conq, Inova Bauru, Prefeitura de Boracéia, Feira Ubá, Bazar das Deusas, Feira do Kilombo, Feira Nosso Talento Tem Cor, FACE, FestinBau, Encontro Internacional de Bonecos, Casa do Circo, Cia. Estável de Dança, Orquestra e Banda Sinfônica de Bauru, Festival Sonora, Cinemateca Digital Bauruense, APL Audiovisual, Loco de Ouro, Interdesigners, GAS, Glitch, Bar da Rosa, Orango Mango, Vila, Comtur, Instituto Noosfera, Casa Sensorial, CamJazz, Aldeia Tereguá, TI Araribá, Crisálida, Região Turística Coração Paulista, Coletivo Plano Conjunto Cria Bauru, Feira Criativa Bauruense, Academia Bauruense de Letras, grupo Expressão Poética, CEAC Girassol, Casa da Esperança, ACAE Alfa e Beta, Wise Life - Wise Madnes, Cite Bela Vista – Fundato.